Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Vendas de equipamentos de comunicação caem 9,7% em setembro, aponta IBGE

Vendas de equipamentos de comunicação caem 9,7% em setembro, aponta IBGE

0
Publicidade

As vendas de equipamentos para escritórios, informática e comunicação caíram 9,7% em setembro, em relação a igual mês de 2014, terceira taxa negativa em sequência. Na comparação mês a mês, o recuo foi de 1,7%, como aponta a pesquisa do IBGE, divulgada nesta quinta-feira, 12.

No ano, as vendas continuam com taxa positiva de 4% e de 4,2% nos últimos 12 meses. A receita nominal nesse segmento despencou 13,1% em setembro na comparação anual e 1,3% em relação a agosto. No ano, a perda da receita chega a 3,5% e 2,8% em 12 meses.

Para o IBGE, o recuo na variação mensal pode estar refletindo a influência da recente valorização do dólar, na medida em que a informática depende, de forma determinante, de componentes importados.

Em setembro, o comércio varejista como um todo recuou 0,5% frente ao mês imediatamente anterior para o volume de vendas, sendo esse o oitavo resultado negativo seguido, enquanto a receita nominal permaneceu praticamente estável (0,1%) pelo segundo mês consecutivo. Porém, o varejo registrou, em termos de volume de vendas, queda de 6,2% frente a setembro do ano anterior, sendo esse o sexto resultado negativo. Com isso, as taxas acumuladas ficaram em -3,3% no ano e -2,1% para os últimos 12 meses. Para os mesmos indicadores, a receita nominal de vendas apresentou taxas de variação de 1,8% em setembro, 3,5% no ano e 4,5% em 12 meses, respectivamente.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile