Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Geração Z brasileira quer desenvolver novas tecnologias, diz pesquisa

Geração Z brasileira quer desenvolver novas tecnologias, diz pesquisa

0
Publicidade

Uma pesquisa encomendada pela Dell Technologies, realizada pela Dimensional Research, identificou que a maioria dos jovens brasileiros (85%), entre 16 e 23 anos, deseja trabalhar com o desenvolvimento ou implementação de novas tecnologias. O estudo, realizado em 17 países, incluindo o Brasil, mostra as expectativas e a relação da Geração Z (nascidos entre 1995 e 2002) com a tecnologia no mercado de trabalho.

A pesquisa, que entrevistou 704 jovens no Brasil, mostra que a Geração Z aposta que os novos recursos e o volume de dados analíticos oferecidos pela tecnologia permitirão ambientes de trabalho mais justos e igualitários, que prevenirão a descriminação baseada em sexo, raça ou idade.

Além de otimistas com os benefícios que a tecnologia trará em suas carreiras, os entrevistados também apontam que trabalhar com novos formatos tecnológicos é um dos principais atrativos para entrada no mercado de trabalho – 79% dos jovens brasileiros consultados estão interessados em trabalho com tecnologia de ponta e 94% indicam que a tecnologia oferecida pelo futuro empregador será um dos fatores decisivos para escolher entre empregos similares.

Outro dado apurado pelo estudo, aponta que a Geração Z brasileira tem expectativas em relação ao trabalho que vão além da compensação financeira. A meta da maioria dos entrevistados (48%) é trabalhar em uma empresa que tenha consciência ambiental e social, enquanto 38% querem um trabalho que tenha significado e propósito, além do salário. Diferentemente do senso comum, a maioria dos jovens consultados (39%) ainda valoriza a comunicação presencial como a forma preferida no ambiente de trabalho. Curiosamente, mensagens de texto em aplicativos como WhatsApp, ficaram em último lugar.

“O estudo traça o perfil de um jovem conectado que vê a tecnologia como uma parte essencial da equação em busca do equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional”, explica Diego Puerta, vice-presidente para Consumidor Final e Pequenas Empresas da Dell Brasil. “Esse contexto demanda que as empresas preparem sua estrutura de tecnologia para que combine os atributos e os benefícios que a Geração Z procura, com a segurança e confiabilidade que o negócio precisa”, conclui.

Embora a maioria dos jovens (79%) observe a segurança dos dados pessoais e corporativos como uma alta prioridade, apenas 38% deles afirmam que estão fazendo tudo que podem para proteger suas informações. Quase em sua totalidade (97%), a Geração Z reconhece que suas postagens em redes sociais podem ter um impacto em suas futuras vidas profissionais.

Preparados para o futuro

O otimismo e o desejo de trabalhar com a tecnologia no ambiente de trabalho, no entanto, não se traduz na confiança para encarar os primeiros desafios do mercado de trabalho. No estudo, 95% dos consultados estão preocupados com a transição da escola e da faculdade para uma profissão – 42% citaram a falta de experiência, 30% mencionaram a instabilidade dos empregos oferecidos para recém-formados e 19% estão receosos por ainda não saberem o que querem fazer profissionalmente.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile