Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) RNP leva internet em alta velocidade para o Instituto Federal do Acre

RNP leva internet em alta velocidade para o Instituto Federal do Acre

0
Publicidade

Diretores, professores, funcionários e estudantes do Instituto Federal do Acre (IFAC) estão exultantes com a chegada da internet rápida; um avanço enorme na área de Educação no Acre, já que a Região Norte ainda é absolutamente carente em oportunidades de recursos tecnológicos e infraestrutura da Tecnologia da Informação (TI). Os serviços de internet em alta velocidade já são possíveis graças à parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Neste último mês de outubro, o campus Sena Madureira, o único que ainda não era atendido pela RNP, teve seu link interligado à rede. “Para o IFAC não existem palavras para explanar o quão somos gratos por essa parceria com a RNP. Além de interligar nossos campi, essas ações mudam vidas regionais. Hoje a população mais carente da região procura o IFAC para ter acesso à internet”, realça Djameson Oliveira da Silva, diretor de TI da instituição.
 
Os campi Rio Branco, Avançado Baixada do Sol e a Reitoria do IFAC são atendidos com velocidades de 1 Gb/s. Já os campi Sena Madureira, Xapuri, Tarauacá são atendidos pela RNP por meio da Provedora OI, com link de 100 Mb/s. Um outro campus, o Cruzeiro do Sul, é atendido atualmente pela OI, com velocidade de 20 Mb/s, mas a RNP já está providenciando licitação para um upgrade de velocidade.
 
“ A conclusão da interligação dos campi do Instituto Federal do Acre à rede de atendimento da RNP possibilitou significativo salto qualitativo das ações institucionais do IFAC, através dos serviços acadêmicos e dos sistemas corporativos, elevando os índices institucionais, e que se traduz através do ranking que destaca o Ifac como 14ª instituição mais eficiente dentre os 184 órgãos e entidades federais existentes no país, no 1º Raio-X da Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional do Ministério da Economia, bem como 10ª instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica com melhor índice de gestão e governança do país, e a 3ª da região Norte no Levantamento de Governança e Gestão Públicas pelo Tribunal de Contas da União. Não há como não descamamos a importância desta parceria entre o IFAC e a RNP para o desenvolvimento da educação profissional, científica e tecnológica de qualidade, voltadas à formação cidadã no estado do Acre”, comentou Rosana Santos, reitora do IFAC.

A chegada da internet rápida ao IFAC e o acesso permitido a todos nos campi está sendo mesmo comemorado por todos no Acre. A cidade de Xapuri, por exemplo, tem cerca de 18 mil habitantes, mas somente no campus do IFAC, funcionários, alunos e os próprios moradores conseguem acesso à internet em alta velocidade.

“Esta chegada da internet em alta velocidade é um orgulho para a nossa instituição. Promovemos aqui Educação de uma forma distante dos grandes centros e a internet aproxima, cria acessibilidade e novas possibilidades a todos. Os professores e alunos agora também podem trabalhar em projetos pela rede e buscar informações na ‘Biblioteca Virtual’.  Está sendo uma grande revolução no campus”, declarou Bezerra Lima, Diretor do Campus Xapuri.

“Antes da parceria com a RNP, o IFAC realizou, por diversas vezes, licitações para contratação de enlaces de dados de internet, a fim de atender a Sede Administrativa e os campi na capital e no interior. No entanto, essas licitações de fibra óptica apresentaram problemas em alguns campi e a instituição teve que buscar outras alternativas mais caras como, por exemplo, links via satélite – ao custo de até R$ 18 mil por um link de 2 Mbps”, informou Silva.
 
O IFAC iniciou suas atividades com quatro campi: Rio Branco, Sena Madureira, Cruzeiro do Sul e Xapuri, no final de julho de 2010, oferecendo apenas cursos técnicos nas modalidades presenciais subsequente (ou pós-médio) e Proeja (Educação de Jovens e Adultos, integrado ao Ensino Médio); além de cursos superiores em Licenciatura e Tecnológicos.
 
Hoje a instituição tem mais de seis mil alunos em cursos técnicos nas modalidades: Integrado ao Médio, Integrado Proeja e Subsequente (presencial e a distância). Tem mais de 1.500 alunos em cursos superiores de Licenciatura, Tecnológico e Bacharelado; e 120 alunos de Pós-Graduação. Além disso, até 2015, certificou cerca de 15 mil pessoas em cursos de formação inicial e continuada, de programas nacionais como o “Mulheres Mil” e o “Pronatec”.
 
Dos quatro campi iniciais, hoje o IFAC possui 6 unidades presenciais, distribuídas por todas as regionais do Estado; e 15 polos que oferecem cursos a distância.
 
Por meio de programas especiais, o Instituto alcançou, com Unidades Remotas, os 22 municípios do Acre, inclusive comunidades distantes dos centros urbanos, como reservas extrativistas e aldeias. Essas Unidades Remotas também ofertam cursos de formação inicial e continuada. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile