Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) unico investe em P&D e anuncia parceria inédita com a Universidade Federal...

unico investe em P&D e anuncia parceria inédita com a Universidade Federal do Paraná

0
Publicidade

A unico, IDTech brasileira de soluções de proteção de identidade digital, anuncia uma parceria inédita com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) com um contrato de médio prazo na frente de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). O objetivo é iniciar um trabalho de campo com pesquisadores e estudantes da instituição atuando no desenvolvimento de tecnologias proprietárias mais robustas para o cenário brasileiro e mundial de identificação digital.

O trabalho, que será feito com o grupo de pesquisadores liderados pelo Prof. David Menotti, Associado do Departamento de Informática (DInf) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), será focado na pesquisa e desenvolvimento de um novo modelo de identificação, a biometria periocular. Diferente do reconhecimento facial, que analisa diversos pontos da face, a tecnologia periocular irá autenticar a identidade de uma pessoa analisando apenas a região ocular. Além disso, o grupo também irá aperfeiçoar tecnologias já existentes, como o Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR), que faz o reconhecimento de texto em documentos e modelos para prova de vida (liveness).

“Inicialmente, contamos com seis estudantes de doutorado, mestrado e graduação, integrando o time em codesenvolvimento com a equipe de Engenharia da unico. Para a universidade, é a primeira vez que uma instituição privada investe em um projeto de pesquisa de médio e longo prazos, o que demonstra o grande potencial de colaborações desse caráter. Esse tipo de parceria já vem ganhando destaque no Brasil, com profissionais e jovens altamente capacitados para esse tipo de trabalho e desafios”, afirma o Prof. Menotti.

De acordo com Ariovaldo Carmona, Diretor de Engenharia da unico, a IDtech aumentará sua capacidade de inovação, liderando o desenvolvimento de tecnologias assertivas, com menos vieses e não invasivas para autenticação de identidade. “A unico quer desenvolver tecnologias que podem transformar o dia a dia das pessoas e acredita muito na parceria entre academia e mercado para isso. Com o projeto, vamos proporcionar uma estrutura para que especialistas com um olhar técnico e inovador de fora da empresa possam focar exclusivamente em P&D.”, exalta o Diretor de Engenharia.

O escopo da parceria conta ainda com a formação de um time qualificado para desenvolver e preparar alunos da UFPR para o mercado de trabalho de tecnologia. Uma maneira de desenvolver e reter no Brasil talentos da área. “Vimos, nos últimos 20 anos, um movimento de profissionais de tecnologia deixando o país para oportunidades no exterior, principalmente na área de engenharia de software. Agora, a unico quer reverter esse cenário e transformar o Brasil em um polo tecnológico, desenvolvendo jovens e inspirando empresas e talentos mais seniores para o retorno ao país de origem”, revela Carmona.

“A inovação está nos olhos de quem a vê e quem a acessa. É com esse olhar que vamos fomentar pesquisas e trazer mais investimentos para essa área, atuando para o benefício das pessoas. Desenvolver tecnologias seguras e garantir a confiabilidade e inovação em sistemas e produtos direcionado às empresas e aos consumidores é a maneira da unico de promover a integração e inclusão social a um novo futuro que já faz parte do presente de todos”, complementa Diego Martins, fundador e CEO da unico. É dessa maneira, que o unicórnio caminha a passos sólidos para reposicionar o Brasil no ranking mundial de inovação.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile