Produtos vendidos pela internet fecham o ano com deflação

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Os preços dos produtos comercializados pela internet tiveram deflação de 1,59% em dezembro, segundo o índice e-Flation, indicador elaborado pela escola de negócios da Fundação Instituto de Administração (FIA) em parceria com a consultoria Canal Varejo. Na comparação anual, foi apurada inflação somente em janeiro e junho. A principal queda no período foi verificada na categoria livros, com deflação de 4,29%, seguida pela categoria informática que registrou 3,91%.

Nas demais cestas de produtos, foi apurada uma inflação de 1,77% na categoria linha branca, de 1,47% em brinquedos, de 1,45% na categoria telefonia e de 0,93% na categoria perfumaria. O item produtos para casa permaneceu no mesmo índice do mês anterior, 1,12%.

Por outro lado, observou-se deflação de 2,66% na categoria eletroeletrônicos, 1,67% na categoria CDs e DVDs, 0,14% em viagem e turismo. A cesta composta apenas por automóveis teve um índice de deflação de 0,007%.

Segundo o professor Claudio Felisoni de Angelo, coordenador geral do Provar/FIA, ?as compras via internet tem uma tendência natural de aumento no fim do ano, principalmente, para aqueles consumidores que buscam facilidade e tranqüilidade na hora de presentear" , afirma.

Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, compõem o que se chama de campeões de vendas. A aferição da inflação para automóveis nas vendas online é elaborada à parte, servindo como fonte de dados os sites das montadoras brasileiras. A cesta é composta pelos modelos populares de cada uma destas empresas, uma vez que estes são considerados os mais vendidos. A análise é realizada na primeira semana de cada mês.

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