O banco Santander vai oferecer novos serviços para os clientes em seus caixas automáticos (ATMs). Além de transações como consultas de saldo, extratos, depósitos, transferências, empréstimos e aplicações, a partir de agora também será possível pagar até oito contas em uma única operação. Basta inserir o cartão uma única vez e a máquina aceitará os diversos pagamentos. Para segurança dos clientes, o ATM solicitará a senha para confirmar cada pagamento. O recibo da operação será impresso com todos os pagamentos separados por tipo de conta para facilitar o arquivamento dos comprovantes.
A novidade, chamada de pagamento inteligente, permite ainda que o cliente cadastre as contas em débito automático ou agende o pagamento para outro dia. ?Nosso objetivo é oferecer comodidade aos clientes. Com um único acesso eles podem fazer diversas transações como pagamento, agendamento e cadastro de débito automático?, diz Julio Novais, superintendente de canais do Santander.
Para tornar mais ágil o dia-a-dia dos clientes, o banco instalou leitor óptico em todos os terminais. O equipamento, além de fazer a leitura eletrônica do código de barras, reconhece e identifica o pagamento que está sendo realizado. ?Percebemos que as pessoas tinham dificuldade de identificar a conta quando o sistema perguntava, por exemplo, se era uma conta de concessionária ou um boleto bancário. Agora, a própria máquina fará essa identificação por elas?, completa o superintendente.
Outra novidade é a possibilidade de fazer DOC para contas de mesma titularidade ou diferente também pelos ATMs. Para isso, o cliente deve acessar a Superlinha (4004-3535 nas capitais e regiões metropolitanas, e 0800 702-3535 nas demais localidades) ou o internet banking (www.santander.com.br) e cadastrar a conta destino. Depois disso, todas as outras transações poderão ser feitas pelos caixas automáticos.
Atualmente, o banco tem 8 mil terminais próprios, além de terminais compartilhados com outras instituições financeiras, por meio das redes Banco24Horas e RVA. Nos equipamentos, os clientes podem realizar cerca de 200 serviços diferentes.
A possibilidade de trocar a senha e a chave de segurança nos ATMs é outra novidade oferecida pelo Santander a pedido dos próprios clientes. Mensalmente, o banco realiza o Fórum dos GGs, que são reuniões entre os gerentes gerais da rede e dos centros administrativos. O objetivo é levar a opinião dos profissionais da rede para a diretoria do banco. ?Essa troca de experiência entre as duas frentes tem sido muito importante para o Santander, porque são os gerentes da rede que se relacionam diretamente com os clientes. A partir da opinião desses profissionais, conseguimos aperfeiçoar os produtos e serviços de acordo com a necessidade dos nossos clientes?, diz Silvia Pereira, coordenadora do Fórum.
No caso das senhas e chave de segurança, os gerentes da rede perceberam que os clientes preferem cadastrar seus próprios códigos. A demanda foi levada até o fórum e apresentada para os profissionais dos centros administrativos, que aprovaram a mudança e implantaram o novo serviço no sistema do banco.