Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Brasil está entre os dez países mais competitivos em tecnologia e inovação

Brasil está entre os dez países mais competitivos em tecnologia e inovação

0
Publicidade

O Brasil ocupa a oitava colocação no quesito tecnologia e inovação em ranking de competitividade composto por 15 países, de acordo com o estudo Competitividade Brasil 2013, elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgado nesta quinta-feira, 12. Na comparação com o ano passado, o país perdeu uma posição para a Índia. Com relação à capacidade de inovação, o Brasil está em sexto lugar e na nona colocação considerando fatores tais como apoio governamental e pesquisa e desenvolvimento (P&D) e inovação nas empresas.

Além do Brasil, foram avaliados: África do Sul, Argentina, Austrália, Canadá, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, Índia, México, Polônia, Rússia e Turquia. Esta é a terceira edição do estudo, que foi publicado pela primeira vez em 2010, e novamente em 2012. Ao todo, são analisados oito aspectos: disponibilidade e custo de mão de obra; disponibilidade e custo de capital; infraestrutura e logística; peso dos tributos; ambiente macroeconômico; ambiente microeconômico; educação; tecnologia e inovação.

Nos oito itens considerados condicionantes da competitividade de um país o Brasil se encontra no terço inferior (entre a 15ª e a 11ª posição) em cinco aspectos e, nos outros três fica no terço intermediário (da 10ª à 6ª). A pior situação é a dos fatores “peso dos tributos” (14º lugar), “disponibilidade e custo de capital” (14º), seguida por “infraestrutura e logística” (13º), “ambiente microeconômico” (13º) e “educação” (9º).

Segundo o relatório, o país está um pouco melhor em relação à “disponibilidade e custo de mão de obra” (7º) e ao fator “ambiente macroeconômico”, no qual a desvalorização cambial fez com que o país subisse da última colocação, no ano passado, para a décima neste ano. Em relação à edição de 2012, o Brasil também apresentou melhora no aspecto “disponibilidade e custo de capital”, passando do último para o penúltimo lugar, à frente da Argentina, em função da redução das taxas de juros.

Classificação geral

Na classificação geral, o Brasil ocupa o penúltimo lugar (14º) no ranking de competitividade, ficando à frente apenas da Argentina e logo atrás da Colômbia. A colocação do país é a mesma do relatório anterior, referente a 2012. No entanto, com a inclusão da Turquia neste ano, a CNI explica que passaram a ser 15 os países pesquisados, o que levou o Brasil a mudar da 13ª colocação para a 14ª. A nação mais competitiva do grupo permanece sendo o Canadá, cuja pior colocação no ranking (13º) foi a relacionada ao aspecto “ambiente macroecômico”, no qual a China ocupou a 1ª posição.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile