A Agência Nacional de Segurança (NSA) americana está recorrendo a cookies de rastreamento do Google, utilizados por anunciantes online, para identificar possíveis alvos ofensivos e orientar suas operações de espionagem. As informações constam em documentos obtidos pelo ex-técnico da CIA, Edward Snowden, publicados pelo jornal The Washington Post na última quarta-feira, 11.
Conforme revelam slides de uma apresentação interna da agência, quando as empresas seguem os consumidores na internet para melhor atendê-los em publicidade, a técnica abre a porta para o rastreamento semelhante por parte do governo. Os documentos mostram ainda que a NSA, juntamente com a agência britânica GCHQ, usa um mecanismo de rastreamento do Google específico conhecido como cookie “PREF”. Embora não contenham informações pessoais de usuários, tais como nome ou endereço de e-mail, esses cookies possuem códigos numéricos que permitem que sites identifiquem o navegador de uma pessoa.
Procurados pelo diário, tanto o Google como a NSA recusaram-se a comentar o assunto. No entanto, um representante da agência americana declarou em comunicado enviado ao jornal que “como já disse antes, a NSA utiliza sua competência legal para coletar inteligência estrangeira para proteger os Estados Unidos e se utiliza de ferramentas para compreender a intenção dos adversários estrangeiros e impedi-los de trazer danos a americanos inocentes”.