Cisco reforça portfólio com softwares de análise dos dados de dispositivos conectados

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Em mais uma iniciativa para reforçar a atuação no mercado de software, a Cisco Systems anunciou o lançamento de um portfólio de soluções de análise interligada que possibilita a filtragem de informações geradas por uma variedade de dispositivos e objetos conectados, tais como sensores, câmeras de vídeo, smartphones e outros, de olho na tendência da indústria chamada de "Internet das Coisas" (IoT, na sigla em inglês).

A estratégia da fabricante de equipamentos de rede para se diferenciar da concorrência foi criar um portfólio que inclui pacotes de software que oferecem a análise dos dados, independentemente de sua localização. Ou seja, softwares que operam não só em servidores de data centers corporativos ou comerciais, mas também em seus próprios dispositivos de rede.

Segundo a Cisco, ao levar as funções analíticas para a borda de rede, as empresas podem filtrar o fluxo de dados a partir de dispositivos distribuídos, que de outra forma seria muito difícil de gerenciar. "Há uma grande mudança ocorrendo no mercado, já que o dispositivo remoto, na extremidade da rede, vem se tornando rapidamente uma ferramenta extremamente estratégica de compartilhamento e coleta de dados, permitindo uma tomada de decisão mais bem informada e oferecendo a melhor experiência possível ao cliente. Porém, se os clientes não tiverem as soluções analíticas apropriadas para entender esta informação, os dados são inúteis", ressalta Edzard Overbeek, vice-presidente sênior de serviços da Cisco.

Outra vantagem, de acordo com a empresa, é a capacidade de responder a análise de novos dados mais rapidamente do que seria possível se estes fossem transferidos para um servidor central ou sistema de armazenamento. Ou seja, os softwares de análise interligada são projetados para oferecer às companhias de todos os segmentos acesso à informação quase que em tempo real, previsões e tendências que podem impactar diretamente nos negócios.

Um dos softwares, por exemplo, correlaciona imagens de câmeras internas das lojas e informações de redes Wi-Fi com dados operacionais existentes, fazendo um inventário. Os varejistas podem rastrear padrões dentro da loja e utilizar a tecnologia de vídeo existente para determinar, por exemplo, em que área da loja os clientes estão gastando mais tempo e que prateleiras precisam ser reabastecidas, informação que pode imediatamente aprimorar a experiência dos clientes e impulsionar o desempenho das vendas.

Até mesmo a área de TI pode se beneficiar com o uso de um software que fornece inteligência de negócios e informação para alinhar recursos de TI, como gestão e governança de dados, com os objetivos de negócios. Essa solução de análise pode ser aplicada, por exemplo, para alinhar a implementação de novos recursos de TI, tais como a implantação de tecnologia de colaboração em novas filiais ou através da compreensão da evolução das exigências de segurança em tempo real, para que a empresa possa atenuar os riscos, aprimorando a segurança cibernética.

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