Publicidade
Início Gestão Infraestrutura Vecto Mobile lança cartão SIM M2M específico para IoT

Vecto Mobile lança cartão SIM M2M específico para IoT

0
Publicidade

A Vecto Mobile, MVNO de Internet das Cosias integralmente brasileira, traz para o mercado o cartão SIM IoT M2M, que pode ser incorporado ao hardware de dispositivos móveis inteligentes, como eletrodomésticos, tablets, esmartphones, viabilizando as aplicações de IoT para todos o setores.

Pesquisas de mercado indicam que, até 2020, 50 bilhões de dispositivos no mundo estarão conectados entre si, via tecnologias IoT, movimentando um mercado estimado em US$ 19 trilhões. Esses dispositivos serão responsáveis por 71% do tráfego da internet.

“Do ponto em que estamos hoje até 2020, a Internet of Things terá um crescimento da ordem de 300%”, comenta Gerson Rolim, diretor da Vecto. “Esse tipo de cartão SIM, capaz de realizar conexões máquina a máquina (M2M), será o grande responsável por esse incremento, pois possibilita a transmissão de dados de um sistema para outro por meio de um modem conectado a máquinas”.

Assim como um cartão SIM (Subscriber Identity Module) tradicional, o SIM Card IoT M2M traz embutidas as informações do assinante do serviço de dados móvel. Ele é como um pequeno computador com sistema operacional, memória e recursos de segurança próprios. Porém as similaridades param por aí, pois os dispositivos conectados comportam-se de maneira diferente, possuem requisitos técnicos próprios e usam diferentes modelos de negócios, quando comparados aos dispositivos de consumo tradicionais.

Dessa forma, o uso de SIM Cards tradicionais para a conectividade da Internet das Coisas pode resultar em falhas na cobertura e interrupções na transmissão de dados, além de tornar as operações mais complexas e difíceis de gerenciar. “A atual falta de soluções de conectividade específicas para IoT faz com que as empresas optem por usar as mesmas tecnologias desenvolvidas para dispositivos de consumo em seus dispositivos inteligentes da Internet das Coisas”, diz Rolim. “O Sim Card IoT resolve esses problemas, além de abrir espaço para um novo modelo de negócios em que o serviço não está amarrado a uma única operadora de telefonia, mas sim ao dispositivo”.

Ou seja, o cartão SIM IoT M2M possui as mesmas características do tradicional, mas vai além: tem ciclo de vida maior graças a três características específicas:]

Atualização remota – o cartão pode receber atualizações, correções, novas funcionalidades e configurações de rede sem a necessidade de substituição ou descarte. Além disso, ele envia aos servidores informações que podem ser analisadas e manipuladas de modo a possibilitar adaptações de acordo com as necessidades do usuário e do provedor do serviço.

Robustez – O SIM Card IoT M2M foi pensado para operar em máquinas estacionárias e em movimento e para aguentar intempéries e ambientes hostis (regiões geográficas inóspitas, subsolos, áreas rurais, zonas de sombra urbanas etc.). Por isso, é fabricado com características elétricas e de memória apropriadas e utilizando materiais mais resistentes, que permitem, por até dez anos, sua operação em temperaturas que variam de – 40º C  a + 105º C. A variação de temperatura suportada reduz o índice de defeito/queima a quase zero.

Tecnologia embarcada – O SIM Card IoT é inserido no dispositivo desde a sua fabricação, estando, portanto, menos sujeito a possíveis quebras decorrentes do manuseio.

Mercado

Hoje, no Brasil, os dois maiores mercados para o Sim Card IoT M2M são o financeiro (serviços de adquirência  – máquinas de cartão) e o automotivo (telemetria veicular – rastreamento).

No entanto, uma pesquisa da Machina Research indica que até 2024 os setores mais conectados via SIM Card IoT M2M serão: o automotivo (acesso à internet, GPS e telemetria – connected cars), com 101,4 milhões de conexões; o de vida e trabalho (segurança residencial e corporativa e eletrodomésticos inteligentes), com 12,1 milhões de conexões; o da indústria (segurança e linha de produção), com 12 milhões de conexões; o da saúde (sistemas de monitoramento), com 9,3 milhões de conexões; e o de cidades (serviços de utilidade pública), com 0,74 milhões. Os SIM Cards IoT da Vecto Mobile já estão disponíveis.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile