Para trabalhadores inteligência artificial torna ambientes laborais "mais saudáveis", diz pesquisa

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Um estudo da Cisco mostra que as pessoas estão preparadas para trabalhar ao lado de colegas de equipe virtuais. E mais, a presença de um companheiro virtual pode tornar os profissionais mais felizes. A pesquisa foi realizada com 2.270 executivos em 10 países (Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, França, Alemanha, Brasil, México, Austrália, Índia e China) e tinha como objetivo saber como as pessoas se sentem em relação às tecnologias avançadas no ambiente de trabalho. O estudo veio na sequência do recente anúncio sobre o Cisco Spark Assistant, o assistente de voz da fabricante para reuniões.

Com 52 questões, a pesquisa identificou, por exemplo, que 94% dos entrevistados têm 'pavor de reuniões' e ainda, 45% dos chamados inovadores afirmaram 'dedicar mais da metade do dia a reuniões'. Para a maioria, os avanços tecnológicos vão originar mais empregos, e não desemprego em massa. Além disso, acreditam que as máquinas vão liberá-las de tarefas entediantes e possibilitar mais tempo para que se dediquem a questões mais relevantes.

Quase todos os profissionais entrevistados (95%) disseram acreditar que a inteligência artificial pode melhorar tarefas de trabalho como agendar reuniões, tomar notas ou digitar documentos e e-mails.

Seis em cada 10 funcionários demonstraram otimismo ao afirmar que acreditam que os avanços tecnológicos vão gerar mais trabalho.

Quando questionada sobre como um assistente virtual beneficiaria sua equipe, mais da metade disse que poderia aumentar a produtividade (57%) e o foco (51%).

Seis em cada 10 pessoas querem contar com inteligência artificial para trabalhos duros como agendar reuniões e tomar notas. Ao contrário, dos 39% daqueles que disseram não confiar na inteligência artificial indicaram que teriam prazer em direcionar suas tarefas menos favoritas à tecnologia.

Mais de metade das pessoas entrevistadas declararam contar com um assistente humano no trabalho; 82% delas afirmaram que seriam mais produtivas se também tivessem um assistente virtual.

Sobre a satisfação no trabalho, metade das pessoas com assistentes humanos se dizem estar muito satisfeitas. Somente 32% daquelas sem nenhum assistente humano afirmaram estar muito satisfeitas.

Nove em cada 10 pessoas manifestaram interesse ou empolgação em relação à ideia. Muito poucas ficariam "apavoradas" ou não interessadas.

Quando perguntados como se sentiriam se "da próxima vez que andassem pelo escritório, seus computadores os reconhecessem, soubessem que têm uma chamada começando logo e perguntassem: 'Gostaria que eu fizesse a chamada agora?' e, então, realizassem a ação (supondo que a resposta fosse 'sim')". Menos de uma em cada 10 pessoas descreveu isso como "assustador" ou "perturbador". O restante escolheu termos como "produtivo", "legal," "inteligente ou "incrível";

Oito em cada 10 pessoas disseram querer que bots assumam um papel ativo nas chamadas de conferência, aprendendo a distinguir entre sons externos e a fala de pessoas para remover ruídos e,

62% de todos os trabalhadores entrevistados esperam que a dinâmica com assistentes virtuais eventualmente substitua por completo a digitação; três em cada 10 gostariam de abandonar o teclado nos próximos cinco anos.

Sete em cada 10 pessoas que declararam estar confiantes e gostar de novidades (extrovertidas) acham que tecnologias avançadas vão criar mais empregos do que eliminar. E 54% dos que disseram ser prudentes e gostar de rotina (introvertidos) pensam que a Inteligência Artificial pode resultar em desemprego em massa;

Aproximadamente 10% dos introvertidos acham que a Inteligência Artificial é "perturbadora" contra apenas 5% dos extrovertidos;

No Brasil, das 217 pessoas entrevistadas, 51% acreditam que a Inteligência Artificial vai criar mais empregos. Enquanto 8% acreditam que AI pode eliminar vagas de trabalho. O mesmo número (51%) aponta que o auxílio para serem mais organizados foi o principal fator de motivação para adotar um assistente virtual; 49% dos entrevistados informaram que foi a conveniência.

Entre aqueles que usam assistente virtual, 45% fazem uso para criar lembretes; 42% para anotações e mensagens de texto; 41% para ligar para as pessoas; 40% para calendário de eventos e 33% para confirmar dados.

Áreas como TI (67%), P&D (61%), Marketing (57%), Vendas (55%), Finanças (48%) e Recursos Humanos (40%) seriam as mais beneficiadas pela adoção de assistentes virtuais, de acordo com os entrevistados.

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