Sanofi ganha agilidade nos processos com serviços terceirizados

0

A Resource modernizou os sistemas de gestão de garantia e controle de qualidade da operação brasileira da Sanofi, o que rendeu muitos ganhos à biofarmacêutica francesa com atuação global.

Foram implementados dois projetos dedicados à otimização dos processos de garantia e controle de qualidade da companhia no País: o primeiro para o gerenciamento de informações laboratoriais (LIMS), com funcionalidades avançadas aos módulos de Administração da Qualidade (QM) e Manutenção Industrial (PM); e o segundo voltado à Solução de EPI (Eletronical Process Instruction), por meio das ferramentas de Folhas PI do Módulo PP-PI.

Soluções customizadas

No pré-projeto LIMS, a companhia identificou o módulo Quality Manager (QM) como a melhor solução a ser aplicada nos processos da Sanofi. "Havia uma determinação da matriz para utilizar outro sistema de gerenciamento de informações laboratoriais. Com o auxílio da Resource, por meio do mapeamento de processos e comparações das soluções, provamos que o SAP QM traria mais benefícios, e ainda seria uma solução de implementação mais rápida e de menor custo", afirma Tércio Ghizellini Jr, Gerente de Sistemas de Informação da Sanofi Brasil.

A Resource realizou a completa implementação do LIMS em cerca de oito meses, o que representa metade do tempo que se levaria com a outra solução. A partir dos requisitos levantados junto ao cliente, foram executadas funcionalidades e, eventualmente, desenvolvidas soluções customizadas alinhadas com a necessidade interna das equipes.

A iniciativa também contemplou o levantamento de toda a documentação dos processos e ações a serem gerenciadas, detalhamento de toda a solução técnica, testes e validação de sistema para atendimento às agências reguladoras (ANVISA e FDA).

Já o Projeto EPI foi realizado em apenas quatro meses e idealizado com o intuito de acelerar os registros de informações dos processos produtivos, diminuir a circulação de informações em papel e agilizar o processo de liberação de produto. "Atualmente, a solução é utilizada em várias filiais da Sanofi, em diferentes países", afirma o gerente.

Agilidade e segurança

As funcionalidades das Folhas PI foram aplicadas em uma linha de produção piloto, em esforço conjunto entre Sanofi e Resource. "Com isso, a empresa pode ganhar em agilidade, inteligência e segurança, reduzindo o consumo de tempo em atividades operacionais e possibilitando a rastreabilidade das informações em uma única base de dados", afirma Ghizellini. Para cumprir à risca as determinações exigidas pelas agências reguladoras, os documentos, relatórios e certificados foram submetidos a um severo processo de validação e devidamente aprovados.

Segundo Miasake, além dos processos diretamente relacionados à liberação de produtos, também foram contemplados a gestão de equipamentos de laboratórios, estudo de estabilidade, monitoramentos ambiental e de água, dentre outros. Os ganhos com a implantação dos projetos foram variados, e incluíram o aumento da segurança e da sustentabilidade da operação. O projeto possibilitou ainda a redução de custos, como a economia de 1,5 tonelada de papel impresso por ano e aumentou a produtividade dos analistas de qualidade nos laboratórios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.