Com a chegada da temporada de fim de ano, milhões de consumidores se preparam para as compras online, à procura das melhores ofertas de presentes e itens de festas. Contudo, essa temporada também marca o retorno de uma ameaça oculta: as lojas online falsas, também chamadas de e-shops. =
Pesquisadores da Avast, líder em segurança digital e privacidade e marca da Gen identificaram quase 80.000 sites falsos em 2024, com um aumento significativo nos meses que antecedem as festas, com sites nos Estados Unidos mirando marcas renomadas como Amazon, Balenciaga e The North Face. São sites fraudulentos, projetados para se parecerem com varejistas confiáveis, que estão enganando os consumidores a fornecer seus dados pessoais e financeiros.
Os pesquisadores também apontam que malvertising e adware estão impulsionando o tráfego para sites falsos, com o malvertising crescendo 53% e o adware disparando 227% durante a temporada de fim de ano, atingindo consumidores em busca de promoções. Exemplos de domínios falsos, como balenciaga-outletstore.com, enganam compradores com ofertas "boas demais para serem verdade". No Brasil, os produtos da Gen protegeram 114.272 pessoas contra esses sites falsos, apenas em outubro último.