Serviços de telecomunicações seguem com problemas na serra fluminense

0

Os serviços de telefonia fixa e móvel ainda não foram totalmente restabelecidos na serra fluminense, região duramente castigada pelas chuvas esta semana. Muitos bairros permanecem inundados, dificultando o acesso de técnicos das operadoras. O fornecimento de energia já voltou em Teresópolis e Petropólis, mas ainda falta luz em parte de Nova Friburgo, o que tirou de funcionamento várias estações rádio-base (ERBs). Muitos dos telefones fixos e móveis da cidade estão incomunicáveis: quem tenta ligar ouve o sinal de ocupado. Nesta quinta-feira, 13, segue chovendo na região, o que preocupa as equipes de resgate. Mais de 400 corpos haviam sido encontrados até o fim desta tarde.
A Oi informou que 70% das linhas telefônicas de seus clientes em toda a região serrana do Rio estão funcionando no começo da noite desta quinta. "Nos centros urbanos de Teresópolis, Petrópolis e Itaipava a rede da companhia foi afetada pontualmente em decorrência de alagamentos, rompimentos de cabos telefônicos e falta de energia elétrica, principalmente nas áreas periféricas dessas localidades", escreve a companhia em um comunicado. Em Nova Friburgo o quadro é mais grave. A Oi afirma já ter restabelecido os serviços de telecomunicações na área central da cidade assim como as linhas de serviços de emergência, como da Polícia Militar, Bombeiros e Defesa Civil.A operadora garante que sua rede de telefonia móvel em Nova Friburgo voltou a funcionar plenamente. Em telefonia fixa, porém, apenas 54% das linhas estão operando normalmente no município. "A Oi esclarece que o restabelecimento total dos serviços de telecomunicações nas localidades afetadas pelas fortes chuvas depende da recuperação e em alguns casos até reconstrução da infraestrutura local para que suas equipes possam acessar as áreas ainda impactadas", informa a companhia.
A Vivo, por sua vez, relatou que seus técnicos conseguiram chegar no fim da tarde ao prédio da Defesa Civil de Nova Friburgo, onde foi montado um comitê de crise. A empresa cedeu telefones móveis para auxílio dos bombeiros que trabalham nos resgates no município. A Vivo doou também 30 celulares para a Defesa Civil em Petrópolis.
Satélites
Emissoras de TV, dentre elas a Globo, estão usando equipamentos portáteis de transmissão de vídeo via satélite através da frota da Inmarsat para inserções ao vivo. Algumas operadoras de telefonia, como a Oi, estão negociando com revendedores da Inmarsat no Brasil a compra de telefones via satélite para auxiliar seus técnicos nas áreas mais atingidas onde a rede ainda não voltou a funcionar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.