Publicidade
Início Comunicações Mobile Vendas de informática e comunicação avançam 17,4% em novembro, mas caem 5,6%...

Vendas de informática e comunicação avançam 17,4% em novembro, mas caem 5,6% na comparação anual, diz IBGE

0
Publicidade

O volume de vendas de equipamentos de escritório, informática e comunicação avançou 17,4% em novembro de 2015, compensando as duas quedas anteriores, período no qual acumulou perda de 11,7%. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, porém, a taxa fica negativa em 5,6%, conforme pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 13, pelo IBGE.

A queda anual nas vendas de equipamentos de escritório, informática e comunicação é a quinta negativa consecutiva. Na avaliação do instituto, essa sequência de resultados negativos reflete não só o quadro de redução de renda real e elevação dos juros, como também, especialmente para informática, um processo de migração dos computadores de mesa para equipamentos de maior portabilidade e custos mais baixos, tais como tablets e smartphones.

No acumulado até novembro as vendas ficaram praticamente estáveis (0,1%), enquanto nos últimos 12 meses a variação foi de 0,9%. Em outubro de 2015, a queda nas vendas desses produtos foi de 10%.

Segundo o IBGE, em novembro de 2015, o volume de vendas do comércio varejista em geral avançou 1,5% sobre o mês imediatamente anterior, na série livre de influências sazonais. Nessa mesma comparação, a variação na receita nominal foi de 2,3%. Para o volume de vendas, a segunda variação positiva consecutiva na margem contribuiu para interromper a trajetória de queda no indicador de média móvel trimestral (0,6%), observada desde dezembro de 2014. Para esse mesmo indicador, a variação da receita nominal permanece positiva em 1,3%. Na série sem ajuste sazonal, o total do volume de vendas apontou queda de 7,8% em relação a novembro de 2014, oitava taxa negativa seguida nesse tipo de comparação e a mais acentuada desde março de 2003 (quando registrou queda de 11,4%).

Os resultados permanecem negativos para o volume de vendas no acumulado de janeiro-novembro de 2015 (-4,0%) e para os últimos 12 meses (-3,5%). A receita nominal, para essas mesmas comparações, mantém-se no campo positivo, com variações de, respectivamente: 1,4%; 3,3% e 3,6%.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile