Publicidade
Início Notícias Negócios Mercado de PCs completa 5º ano em queda

Mercado de PCs completa 5º ano em queda

0
Publicidade

O mercado de PCs está em declínio há cinco anos consecutivos, segundo pelo menos uma empresa de pesquisa. Nem todos os 20 trimestres foram negativos, mas os nove mais recentes foram. Para o quarto trimestre de 2016, tanto o Gartner como a IDC descobriram que as remessas de PCs caíram globalmente.

O Gartner estima que as vendas mundiais de computadores caíram 3,7%, para 72,6 milhões de unidades no quarto trimestre de 2016, marcando o nono trimestre de quedas de PCs. De acordo com o número de empresas, as vendas de PCs diminuíram anualmente desde 2012. Outra perspectiva: “Os embarques de 2016 estavam nos mesmos níveis que os embarques em 2007.”

No quarto trimestre, os seis principais fornecedores foram Lenovo, HP, Dell, Asus, Apple e Acer. Segundo o Gartner, apenas a Asus e a Acer experimentaram declínio leve nos embarques de PC. O restante do mercado caiu 18,8%.

Em 2016, a situação parecia ainda mais sombria. A Dell foi a única empresa entre os seis maiores que conseguiu aumentar seus embarques.

Leitura IDC

A IDC, entretanto, estima que os embarques mundiais de PC caíram 1,5%, para 70,2 milhões de unidades no quarto trimestre. Os cinco principais fornecedores nos resultados da IDC foram Lenovo, HP, Dell, Apple e Asus.

A empresa concorda com o Gartner que a Asus estava em baixa e que os demais menores sofreram uma queda de dois dígitos, mas descobriu que a Apple também caiu ligeiramente.

Nos resultados de 2016, a IDC concorda com o Gartner sobre o crescimento da Dell, mas registra que também a HP registrou desempenho positivo.

Analistas do Gartner e da IDC apontaram para uma variedade de fatores que causam esse declínio constante, mas há apenas um que permanece a cada trimestre. O PC simplesmente não tem mais a mesma demanda do passado.

“A estagnação no mercado de PCs continuou no quarto trimestre de 2016, já que as vendas de férias foram influenciadas pela mudança fundamental do comportamento de compra de PCs”, disse o analista principal do Gartner, Mikako Kitagawa, em comunicado.

A IDC estava um pouco mais otimista. “Os resultados do quarto trimestre reforçam nossas expectativas de estabilização do mercado e até mesmo alguma recuperação”, disse Loren Loverde, analista da IDC em comunicado. “A contração nos embarques de PCs tradicionais, experimentada nos últimos cinco anos, parece finalmente estar cedendo à medida que os usuários mudam para atualizar os sistemas. Temos uma boa oportunidade para o crescimento do PC tradicional nos mercados comerciais, enquanto o segmento de consumidores também deve melhorar, pois sente menos a pressão dos mercados de telefones e tablets “.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile