Universidade Federal de Mato Grosso reforça cibersegurança

0

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) implantou a solução de segurança da Palo Alto Networks. Fundada em 1970, a instituição conta com quatro campi por todo o estado: Cuiabá (o principal), Araguaia, Sinop e Várzea Grande, além da tutoria da Universidade Federal de Rondonópolis.

De acordo com o Relatório de Gestão 2016-2018, publicado em 2019, a UFMT possui cerca de 25 mil estudantes, 2,4 mil docentes e 1,3 mil técnicos-administrativos. Tais números são muito significativos do ponto de vista de cibersegurança, e a necessidade de se contar com uma rede segura é primordial.

Antes, a UFMT era protegida por software livre o que trazia diversas limitações – a mais preocupante era a demora na identificação de ameaças. Para adequar a proteção à importância da Universidade, a UFMT estudou as soluções de firewall disponíveis no mercado e a partir de um Estudo Técnico Preliminar, compreendeu que a solução Palo Alto Networks atenderia as suas necessidades. Logo, a solução foi adquirida por meio da integradora parceira, Approach, a qual deu todo o suporte durante o processo de implantação.

Na orquestração da nova arquitetura de cibersegurança, foi aplicado o firewall de próxima geração PA-3250, que classifica todos as aplicações, em todas as portas, o tempo todo e aplica políticas de segurança para qualquer usuário e em qualquer local, bloqueando ameaças conhecidas e desconhecidas. O WildFire, que entrega por nuvem análise de malwares, também foi aplicado, bem como o Panorama, software que gerencia de devices e armazenamento de logs em toda a rede.

"Hoje quando temos alguma demanda de segurança, a resolução é bem mais rápida do que antes, quando usávamos uma solução gratuita. Isso nos ajuda muito e nos dá uma sensação de segurança muito boa", declarou Hernane de Paula Ferreira Junior, coordenador de Infraestrutura e Gestão de Segurança da Informação da UFMT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.