Publicidade
Início Notícias Negócios Intel nomeia Pat Gelsinger, ex-VMware, como novo CEO

Intel nomeia Pat Gelsinger, ex-VMware, como novo CEO

0
Publicidade

A Intel anunciou nesta quarta-feira,11, que seu conselho de diretores nomeou Pat Gelsinger, líder da indústria de tecnologia de 40 anos, como seu novo diretor executivo, a partir de 15 de fevereiro de 2021. Gelsinger também ingressará na Intel conselho de administração ao assumir o cargo. Ele sucederá a Bob Swan, que permanecerá como CEO até 15 de fevereiro.

A Intel diz que a troca não está relacionado ao desempenho financeiro da Intel em 2020. “A Intel espera que sua receita e EPS do quarto trimestre de 2020 excedam sua orientação anterior fornecida em 22 de outubro de 2020”, diz o comunicado, acrescentando que, além disso, a empresa fez um grande progresso em sua tecnologia de processo de 7 nm e planeja fornecer uma atualização quando relatar seu quarto resultados do trimestre e do ano inteiro de 2020, conforme programado anteriormente em 21 de janeiro de 2021.

Gelsinger é um executivo respeitado e veterano do setor, com mais de quatro décadas de experiência em tecnologia e liderança, incluindo 30 anos na Intel, onde começou sua carreira.

“Pat é um líder comprovado em tecnologia com um histórico distinto de inovação, desenvolvimento de talentos e um profundo conhecimento da Intel. Ele continuará uma abordagem de liderança cultural baseada em valores com um hiperfoco na execução operacional”, disse Omar Ishrak, presidente independente do conselho da Intel. “Após uma consideração cuidadosa, o conselho concluiu que agora é o momento certo para fazer essa mudança de liderança e aproveitar a experiência de tecnologia e engenharia de Pat durante este período crítico de transformação na Intel. O conselho está confiante de que Pat, junto com o resto da equipe de liderança, garantirá a forte execução da estratégia da Intel para construir sua liderança de produto e aproveitar as oportunidades significativas à frente, à medida que continua a se transformar de uma CPU para uma arquitetura múltipla Empresa XPU.”

“Estou emocionado por voltar e liderar a Intel neste momento importante para a empresa, nossa indústria e nosso país”, disse Gelsinger. “Tendo começado minha carreira na Intel e aprendido com Grove, Noyce e Moore, é meu privilégio e uma honra retornar nesta posição de liderança. Tenho um grande respeito pela rica história da empresa e pelas tecnologias poderosas que criaram a infraestrutura digital mundial. Acredito que a Intel tem um potencial significativo para continuar a remodelar o futuro da tecnologia e espero trabalhar com a equipe global incrivelmente talentosa da Intel para acelerar a inovação e criar valor para nossos clientes e acionistas”.

“O conselho e eu apreciamos profundamente Bob Swan por sua liderança e contribuições significativas durante este período de transformação para a Intel”, continuou Ishrak. “Sob sua liderança, a Intel fez um progresso significativo em sua estratégia de se transformar em uma empresa XPU de múltiplas arquiteturas para capitalizar nas mudanças de mercado e estender o alcance da Intel em mercados de rápido crescimento. Bob também tem sido fundamental para reenergizar a cultura da empresa para impulsionar a melhor execução de nosso roteiro de produtos e inovação. Ele deixa a Intel em uma posição estratégica e financeira forte, e nós o agradecemos por sua orientação contínua enquanto trabalha com Pat para garantir que a transição da liderança seja perfeita.”

“Meu objetivo nos últimos dois anos foi posicionar a Intel para uma nova era de inteligência distribuída, melhorando a execução para fortalecer nossa franquia de CPU principal e estendendo nosso alcance para acelerar o crescimento”, disse Swan. “Com o progresso significativo feito nessas prioridades, estamos agora no momento certo para fazer essa transição para o próximo líder da Intel. Apoio totalmente a escolha de Pat pelo conselho e tenho grande confiança de que, sob sua liderança e do restante da equipe administrativa, a Intel continuará a liderar o mercado como uma das empresas de tecnologia mais influentes do mundo.”

Mais recentemente, Gelsinger atuou como CEO da VMware desde 2012, onde transformou significativamente a empresa em um líder global reconhecido em infraestrutura em nuvem, mobilidade corporativa e segurança cibernética, quase triplicando as receitas anuais da empresa. Antes de ingressar na VMware, Gelsinger foi presidente e diretor de operações de produtos de infraestrutura de informações da EMC na EMC, supervisionando a engenharia e as operações para armazenamento de informações, computação de dados, backup e recuperação, segurança RSA e soluções corporativas. Antes de ingressar na EMC, ele passou 30 anos na Intel, tornando-se o primeiro diretor de tecnologia da empresa e impulsionando a criação de tecnologias-chave do setor, como USB e Wi-Fi. Ele foi o arquiteto do processador 80486 original, liderou 14 programas de microprocessador diferentes e desempenhou papéis importantes nas famílias Core e Xeon.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile