Publicidade
Início Gestão Cloud Com nuvem, Marabraz corta 70% dos custos

Com nuvem, Marabraz corta 70% dos custos

0
Publicidade

A Marabraz, varejista de móveis e decoração, decidiu migrar toda a infraestrutura de TI para a nuvem. Com a Service IT, integradora de soluções e serviços de TI com 26 anos no mercado, como parceiro para serviços de tecnologia, a Marabraz conseguiu reduzir em cerca de 70% seus custos em pouco tempo.

Por ser uma empresa familiar com mais de 30 anos de mercado, a decisão da Marabraz sempre foi manter toda a infraestrutura de TI dentro de casa, por acreditar que era mais seguro. Em 2015, quando criou seu e-commerce, a organização o manteve separado da operação física.

No entanto, como a manutenção de um data center interno tem custo alto, e a empresa conquistou grandes resultados com o e-commerce que havia sido criado diretamente na nuvem, a Marabraz enxergou o valor em potencial de terceirizar seu data center e decidiu fazer a transformação nas lojas físicas.

A rede tem 137 lojas, todas no estado de São Paulo e, antes da migração, as unidades se conectavam ao centro de distribuição da companhia, onde ficava a central de dados. A equipe de tecnologia da Marabraz entendeu que não fazia sentido as unidades se conectarem ao centro de distribuição para, de lá, se ligarem à infraestrutura na nuvem. Hoje, as lojas são independentes e se conectam diretamente com a nuvem.

Desafio

Segundo Klaus Fournou D’ Angelo, CIO da Marabraz, um dos principais desafios era a atualização do data center on-premise. “Precisávamos ser capazes de fazer as atualizações com mais agilidade, e melhorar a escalabilidade do nosso negócio”, explica. Como o e-commerce na nuvem já dava bons resultados, essa foi a oportunidade para migrar para a nuvem. “Com a ajuda da Service IT, em poucos meses, nossa central de dados já estava inteiramente na nuvem, de forma segura, e nós já estávamos colhendo os benefícios da mudança”, conta.

Além da redução de 70% nos custos, a percepção da equipe é que houve uma melhoria significativa na gestão das operações. No banco de dados, por exemplo, a escalabilidade foi o principal benefício. Anteriormente, um upgrade de driver era difícil, pois envolvia licenciamento. Com poucos cliques, hoje, é possível recuperar o backup do banco de dados para homologação, ou mesmo aumentar os recursos de marketing.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile