A 3G Americas, organização criada para promover a implementação da tecnologia GSM, inclusive a LTE (long-term evolution), evolução das redes 3G atuais, e a Next Generation Mobile Networks Alliance (NGMN), associação para redes móveis de próxima geração, anunciaram nesta sexta-feira, 13, um acordo de cooperação para desenvolver e comercializar tecnologias e serviços de banda larga móvel de próxima geração.
O convênio terá como alvo áreas relacionadas à banda larga móvel de próxima geração, inclusive cooperação em projetos e intercâmbio de informações, além de trabalhos conjuntos em relações públicas, marketing e apoio.
No dia 2 de abril, os principais executivos da indústria devem conversar, em sessão especial, com representantes da NGMN, 3G Americas e outras entidades sobre as opções técnicas, implicações e fatores de sucesso relacionados à migração para redes de próxima geração. A NGMN é uma organização fundada para avaliar quais tecnologias podem desenvolver soluções apropriadas para a evolução de redes sem fio. Em junho de 2008, a LTE foi confirmada pela NGMN como a primeira tecnologia a preencher essas recomendações. Como atualmente a NGMN e a 3G Americas apóiam a introdução da 3GPP LTE/SAE, o acordo de cooperação entre ambas as entidades deve permitir o desenvolvimento e a instalação de banda larga móvel comercial nesse padrão.
Segundo Peter Meissner, diretor operacional da Aliança NGMN, o acordo com a 3G Americas permite trabalhar, de maneira coerente, a implementação bem-sucedida da tecnologia móvel de próxima geração na região das Américas. "Já existe muito apoio para a adoção da LTE em evoluções futuras entre as principais operadoras GSM e CDMA", afirmou.
De acordo com a 3G Americas, a região das Américas já possui 45 redes comerciais HSPA em 22 países e a evolução natural da 3GPP deve incentivar essas operadoras a implementar a LTE. Além disso, as principais operadoras CDMA do mundo inteiro anunciaram a sua próxima geração de evolução tecnológica para a LTE. No mundo inteiro, mais de cem operadoras anunciaram seus planos para testar ou instalar a LTE para banda larga móvel de próxima geração. A grande maioria das principais operadoras e fabricantes de aparelhos e infra-estrutura apóiam a LTE como a tecnologia banda larga móvel do futuro.
- Redes móveis