Publicidade
Início Notícias Mesmo com troca de CEO, RIM ainda vive clima de cisão

Mesmo com troca de CEO, RIM ainda vive clima de cisão

0
Publicidade

Apesar da pressão dos investidores, a demora da Reasearch in Motion (RIM), fabricante do BlackBerry, em abandonar o modelo de gestão com dois executivos, cujo comando era exercido por Jim Balsillie e Mike Lazaridis, não ocorreu porque os dois CEOs se recusavam a deixar o poder, mas porque não havia ninguém com o perfil exigido dentro da companhia nem tampouco foi possível encontrar alguém no mercado capaz de executar corretamente o plano estabelecido pelo conselho de administração.

A declaração foi dada pelo diretor da RIM, Roger Martin, ao All Things Digital, blog de tecnologia vinculado ao The Wall Street Journal, ao explicar a decisão do comitê de diretores em nomear Thorsten Heins para o cargo de presidente-executivo. Ele também rebateu a alegação de alguns acionistas de que erros estratégicos deixaram a RIM num "estado lastimável" que poderia ter sido evitado se tivessem nomeado um novo CEO mais rapidamente.

As críticas se deram em razão de a empresa ter ficado sem CEO durante quatro anos, o que deu margem a especulações. Martin disse que até a nomeação Heins, alguns meses atrás, não havia ninguém qualificado para assumir a empresa. Ele ironizou os críticos que queriam que essa transição fosse há quatro anos. "Como, para quem?”

Martin – que também atua como diretor de negócios da Universidade de Toronto – admite que os ex-CEOs Mike Lazaridis e Jim Balsillie cometeram erros. Mas ele insiste que expulsá-los na época teria sido loucura. "As pessoas simplesmente não entendem a profundidade e a compreensão que esses caras têm dos negócios", disse. "[Os críticos] perguntavam por que não podíamos ser como a Apple. Eu pergunto, deveríamos ter ido à falência e demitir nossos fundadores e trazer um idiota? Isso é o que deveríamos ter feito?", questiona ele com sarcasmo.

Mas todo esse discurso de Martin não afugetou os críticos, que acham que a RIM deveria ter pessoas menos míopes do que Lazaridis e Balsillie na liderança. “Alguém capaz de infundir na empresa uma cultura de inovação, que tão dolorosamente hoje falta”, dizem os críticos, ao ressaltarem que, "evidentemente, isso é muito difícil para um insider entrincheirado na RIM como Martin enxergar".

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile