Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Vendas mundiais de smartphones superam as de celulares simples pela primeira vez

Vendas mundiais de smartphones superam as de celulares simples pela primeira vez

0
Publicidade

Confirmando previsões, as vendas mundiais de smartphones ultrapassaram pela primeira vez as de feature phones — aqueles celulares mais simples, sem sistema operacional —, de acordo com levantamento do Gartner divulgado nesta quinta-feira, 13. A pesquisa afirma que houve um aumento de 42,3% nas vendas de smartphones no ano passado em relação a 2012. Ao todo, foram vendidos 968 milhões de aparelhos, o que representa 57,6% das vendas totais de celulares.

O crescimento geral em 2013 foi impulsionado pela América Latina, região que registrou o maior avanço (96,1%) no quarto trimestre. O Gartner destaca também o desempenho do Oriente Médio/África, da Ásia/Pacífico e do leste europeu. Nessas regiões, as vendas aumentaram mais de 50% no último trimestre, de acordo com a consultoria. Destaque ficou para a Índia, cujas vendas de smartphones aumentaram 166,8% nos três últimos meses do ano. A China também registrou crescimento: 86,3% em 2013.

O Gartner acredita que as vendas neste ano continuarão crescendo, com mais fabricantes concentrando o foco em smartphones de baixo custo para mercados emergentes.

Domínio sul-coreano

A fabricante que mais vendeu smartphones em 2013 foi a Samsung, com 299,8 milhões de unidades vendidas, crescimento de 45,7%. A companhia sul-coreana aumentou sete pontos percentuais sua participação de mercado, fechando o ano com 31%. A Apple aumentou as vendas em 15,87%, fechando o ano com 150,8 milhões de unidades, mas isso não foi suficiente para impedir o avanço da concorrência. Como resultado, a companhia californiana perdeu 3,5 pontos percentuais e terminou o ano passado com 15,6% de participação de mercado.

A Huawei cresceu 71,56% e vendeu 46,6 milhões de aparelhos, um pouco mais do que a LG, que cresceu 79,87% e vendeu 46,4 milhões de smartphones. Ambas ganharam participação de mercado e encerraram 2013 com 4,8% de market share.

A Lenovo foi a quinta maior fabricante de smartphones no ano passado, mais do que dobrando (102,34%) as vendas e fechando o ano com 43,9 milhões de unidades vendidas, ou 4,5% de participação no mercado. A companhia chinesa comprou no fim de janeiro a Motorola Mobility, pagando US$ 2,91 bilhões ao Google. Resta esperar pelos resultados de vendas neste ano para verificar se a Lenovo consegue se beneficiar com a aquisição, especialmente no mercado ocidental.

Top 5: Fabricantes de smartphones – Embarques globais e market share em 2013 (em milhões de unidades)

Fabricante

Embarques 2013

Share 2013 (%)

Embarques 2012

 Share 2012 (%)

Samsung

299,794.9

31.0%

205,767.1

30.3%

Apple

150,785.9

15.6%

130,133.2

19.1%

Huawei

46,609.4

4.8%

27,168.7

4.0%

LG

46,431.8

4.8%

25,814.1

3.8%

Lenovo

43,904.5

4.5%

21,698.5

3.2%

Outros

380,249.3

39.3%

269,526.6

39.6%

Total

967,775.8

100.0%

680,108.2

100.0%

Fonte: Gartner, fevereiro de 2014

Somente no último trimestre de 2013 foram vendidos 282,251 milhões de smartphones no mundo, crescimento de 35,92% em relação ao mesmo período de 2012. Desses, 29,5% foram de aparelhos da Samsung, 17,8% da Apple, 5,7% da Huawei, 4,6% da Lenovo e 4,5% da LG. Quem mais cresceu no período foi a Huawei, com 85,28%, seguida pela Lenovo (63,11%), LG (59,51%), Samsung (29,18%) e Apple (15,57%).

Sistemas

A empresa prevê que as vendas do Android cheguem a 1 bilhão de unidades em 2014. Isso porque o sistema operacional do Google registrou um crescimento de 68% nas vendas em 2013 (total de 758,7 mil smartphones), aumentando sua participação para 78,4%. Novamente, a Apple aumentou (15,87%) suas vendas de iPhones com o iOS, totalizando 150,8 mil aparelhos. Entretanto, isso não foi suficiente para impedir a queda de 3,5 pontos percentuais na participação, fechando o ano com 15,6% de share.

O ano passado foi também quando o Windows Phone ultrapassou a BlackBerry como o terceiro sistema mais popular do mundo. A plataforma da Microsoft ficou com 3,2% do mercado (30,8 milhões de unidades), crescimento de 82,06%. Praticamente na mesma proporção, mas negativa, a BlackBerry recuou quase a metade (-45,61%) do total de vendas de 2012 e fechou o ano passado com 18,6 milhões de smartphones vendidos e 1,9% de participação.

Celulares

O total de vendas de dispositivos móveis foi de 1,8 bilhão de unidades em 2013, crescimento de 3,48% em relação a 2012. A Samsung e a Apple registraram crescimento de mais de 15% cada, enquanto a Nokia caiu 24,90% em relação a 2012. Em termos de participação de mercado, a Samsung é a líder com 24,6%, seguida de Nokia (13,9%), Apple (8,3%), LG (3,8%), ZTE (3,3%), Huawei (2,9%), TCL (2,7%), Lenovo (2,5%), Sony Mobile (2,1%), Yulong (1,8%) e outros (34%).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile