STJ ingressa na Infovia para conectar suas unidades em Brasília

0

Desde 2004, o governo federal conta com a Infovia, uma rede de fibra ótica que conecta ministérios, Presidência da República, órgãos do Legislativo e do Judiciário. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) é o mais recente integrante da rede na capital federal. O serviço, contratado até outubro de 2017 e com possibilidade de prorrogação, já conecta diferentes unidades externas do STJ, espalhadas por Brasília, à sede do órgão.

O STJ acredita que a nova tecnologia, que substituiu um antigo sistema de conexão via rádio, representa mais qualidade e eficiência para o órgão. "Nessas unidades, temos colegas que precisam estar constantemente conectados à sede. Eles já manifestaram estar muito satisfeitos com o novo link", ressalta o coordenador de Infraestrutura do STJ, Carlos Zottmann.

"A Infovia proporcionou não só um grande ganho tecnológico, com aumento de velocidade de conexão e incremento na confiabilidade pela mudança do meio de comunicação, como trouxe grande economia ao STJ", acrescenta José Henrique Macedo, representante da Seção de Gerência de Rede do Tribunal.

A economia refere-se à diferença entre o valor anual do contrato com o prestador anterior, que era de R$ 493,5 mil, e o do contrato da Infovia, que é de R$ 256 mil, o que representa uma redução de quase 50%. Quanto à velocidade, antes ela era de 4 Mbps, 32 Mbps ou 256 Kbps e, agora, é de 1 Gbps em todas as unidades que utilizam o serviço. E há outras vantagens em foco, como a substituição de antigos links, providos por operadoras privadas de telecom, para acesso ao Siafi, Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal.

"O STJ deixou de usar esses links e passou a utilizar a Infovia Brasília, trazendo maior velocidade na comunicação de dados e segurança", complementa o superintendente de Relacionamento com Clientes do Serpro – Sistemas Fazendários e Judiciais, Marco Aurélio Sobrosa. "E o Tribunal poderá se valer dos serviços agregados da Infovia, como telefonia IP e videoconferência", acrescenta Sobrosa.

Segurança plena

Ao longo de 12 anos de operação da Infovia, como braço direito do cliente Ministério do Planejamento, o Serpro mantém protegidos e disponíveis os dados que trafegam pela rede. Jamais ocorreram indisponibilidades completas ou simultâneas em mais de um dos sete segmentos da parte central da rede; não há relatos públicos de incidentes de vazamentos e invasões de instituições ligadas ao serviço. E o cliente STJ se beneficia também neste quesito, já reconhecido como um dos pilares da Infovia.

"Ele ganha ao ter certeza que seus dados estão sendo transportados por uma rede segura, operada exclusivamente pelo governo. Pode, por exemplo, ficar à vontade para transferir dados sigilosos entre as unidades. E há a redundância, que é como se as unidades do STJ em Brasília tivessem numa mesma rede local LAN, com velocidade e possibilidade de recuperações muito altas, já que o nível de serviço é de 99,9% ao mês", detalha João Vicente Pimentel, gerente do departamento do Serpro que gere o serviço Infovia.

Rede que cresce

O serviço da Infovia não está restrito à capital federal. O Serpro e parceiros constroem redes óticas metropolitanas em todo o país, com implantação de fibras ou uso de cabeamentos já existentes – como fibras mantidas por órgãos estaduais. Hoje, há redes dessa natureza no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Mato Grosso e Amazonas. Ao todo, cem órgãos públicos já são usuários de infovia em todo o país. O mais recente a entrar na rede, fora de Brasília, foi a Suframa, em Manaus. Dentro de Brasília, está em curso uma negociação com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). "O Serpro realiza estudos, monitoramentos. A ideia é levar o serviço de infovia a localidades quando essa implantação representar, eminentemente, uma redução de custo aliada a um avanço técnico de muita qualidade", frisa João Vicente, da área de Operações do Serpro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.