Publicidade
Início Notícias Negócios Siemens e APEX assinam um memorando de entendimento para promover crescimento econômico...

Siemens e APEX assinam um memorando de entendimento para promover crescimento econômico do Brasil

0
Publicidade

A Siemens assinou nesta terça-feira, 13/03, um Memorando de Entendimento (MoU) com a Agência Brasileira de Promoção de Investimentos e Comércio (Apex-Brasil), com o qual prevê iniciativas  que podem dar início a um novo ciclo de crescimento sustentável no Brasil nos próximos cinco anos.

A própria Siemens planeja triplicar seus investimentos, chegando até 1 bilhão de euros, durante esse período em iniciativas relacionadas à eletrificação, automação e digitalização, promovendo o desenvolvimento social e econômico.

O acordo tem como foco ajudar o Brasil a superar seus maiores desafios em infraestrutura, especialmente nos setores de energia, transporte e saúde, além de promover maior competitividade das indústrias locais por meio do aumento da produtividade, com base principalmente na digitalização e eficiência energética. A Siemens também deseja continuar compartilhando conhecimentos, organizando workshops, treinamento, eventos, simpósios, disseminação de conceitos, parcerias tecnológicas e acadêmicas, licenciamento de software e estudos personalizados.

De acordo com os cálculos da Siemens, a iniciativa pode atrair mais de 50 bilhões de euros em recursos financeiros adicionais no Brasil vindo de várias fontes. Isso será feito promovendo investimentos e transferência de know-how em segmentos estratégicos identificados como deficiências da economia local. No geral, podem ser criados até 1,2 milhão de empregos no processo, promovidos por um ambiente de negócios mais dinâmico.

O acordo foi assinado na tarde desta terça-feira, dia 13, por André Clark, CEO da Siemens Brasil, e Roberto Jaguaribe, Presidente da Apex-Brasil, em São Paulo, durante evento na Associação Comercial de São Paulo. A cerimonia contou também com a presença do presidente do Brasil, Michel Temer, e do CEO global da Siemens, Joe Kaeser.

Kaeser está convencido de que a iniciativa ajudará a criar um quadro financeiro, técnico e regulatório viável para promover a infraestrutura essencial para que o Brasil possa crescer de forma sustentável. “A quarta revolução industrial está promovendo mudanças significativas na indústria global. Os brasileiros, com sua criatividade e compromisso com a inovação podem obter grandes benefícios. Portanto, é importante agir rapidamente na construção da infraestrutura necessária, e no preparo de profissionais bem preparados. A Siemens é a empresa líder nessa transformação e está comprometida a agir como um parceiro confiável do Brasil nesse desafio”, afirma Kaeser.

André Clark destaca que o objetivo mais importante desta cooperação é eliminar os obstáculos, levando a investimentos importantes e necessários no país. “Nossa avaliação é que, se as medidas propostas forem implementadas, nosso investimento de 1 bilhão de euros terá um efeito multiplicador. Como essa soma será direcionada a áreas estratégicas fundamentais, ela poderia agir como um importante catalisador e atrair até 50 bilhões de euros em investimentos em todo o país, gerando até 1,2 milhão de empregos nos próximos cinco anos.”

“A digitalização muda completamente a regra do jogo e nós estamos comprometidos em ajudar o Brasil a se reindustrializar sob este nova modelo, baseado em agregar valor, com efiência e produtividade. Estamos unidos a ajudar o Brasil e prosperar, em todas os segmentos, especialmente no setor de industrial, e de energia, com destaque para inúmeras oportunidade que terremos à frente com o setor de gás e petróleo”, afirma Clark.

De acordo com Jaguaribe, “a assinatura do MoU com a Siemens reforça o papel da Apex-Brasil como one-stop shop (porta de entrada) a investidores externos. A agencia possui o conhecimento e a experiência em coordenar ações entre o setor público e privado, em identificar as melhores oportunidades em negócios e investimentos, além da habilidade em alocar recursos no Brasil. Nós temos trabalhado com a Siemens há muito tempo e agora estamos reforçando ainda mais nossa parceria”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile