NLT e UFPB implantam programa para desenvolvimento de soluções em IoT

0

A área de Internet das Coisas (IoT) no Brasil ganha, a partir de agora, um novo impulso com uma série de pesquisas e ações de inovação desenvolvidas em conjunto pela NLT e a Universidade Federal da Paraíba – UFPB. O objetivo principal é investigar a evolução de tecnologias para aplicações de IoT e a sua integração com serviços web.

Realizadas no Centro de Informática, as pesquisas contam com a participação de alunos, professores e técnicos da NLT, especialistas em soluções para IoT. "O potencial de inovação desta iniciativa conjunta é bastante relevante para a oferta de novas aplicações em IoT para os setores agrícola, industrial, de comércio, serviços e para a sociedade de um modo geral", anuncia Alisson Brito, professor do Laboratório de Engenharia de Sistemas e Robótica (LASER) da UFPB.

Estima-se que, nos próximos dois anos, 1,1 bilhão de conexões IoT serão estabelecidas no mundo (fonte: IoT Analytics), exigindo que as empresas se adaptem de forma rápida para se manterem operacionais e competitivas. Em grande parte, estas conexões empregarão as chamadas tecnologias LPWAN (Low Power Wide Area Network), de baixo consumo de energia e maior alcance, como a extensa rede LoRa operada hoje pela NLT em parceria com a American Tower. Ampliar a capacidade de integração das tecnologias LPWAN a plataformas de computação de nuvem e de processamento Big Data, com máxima segurança de dados, será uma das mais importantes aplicações dos resultados destas pesquisas conjuntas.

A Universidade Federal da Paraíba é uma Instituição autárquica de regime especial de ensino, pesquisa e extensão, vinculada ao Ministério da Educação, com estrutura multi-campi. A iniciativa acontece no Laboratório de Engenharia de Sistemas e Robótica (LASER) da UFPB, onde se desenvolve uma iniciativa de laboratórios de co-inovação em parceria com empresas. Incluindo a NLT, já são cinco empresas com parcerias no LASER para pesquisa e inovação em parcerias inéditas, totalizando 12 professores colaboradores e 48 alunos bolsistas. São 3 anos de parceria com empresas, resultando em alta taxa de empregabilidade e sucesso das metas propostas.

A NLT Telecom é uma operadora móvel virtual (MVNO) autorizada pela ANATEL, especialista em soluções de conectividade, com destaque para a ampla rede LoRa American Tower e para toda a infraestrutura de rede GSM Vivo, em todo o território nacional. As soluções de conectividade NLT podem ser combinadas entre si de forma a atender as mais diversas aplicações, sendo ideais para comunicação entre máquinas (M2M) e Internet das Coisas (IoT), em áreas como saúde, indústria 4.0, rastreamento de veículos e ativos, agronegócio, monitoramento e segurança, meios de pagamento e cidades inteligentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.