A Cisco anunciou que demitirá 550 pessoas como parte de um processo de reestruturação dos negócios. A fabricante de equipamentos de rede informou que acabará com "alguns aspectos" de sua unidade de produtos de consumo e "realinhar os aspectos remanescentes" às suas prioridades. A reorganização deve ter impacto negativo de US$ 300 milhões na receita da Cisco nos próximos dois trimestres do exercício fiscal de 2011.
Entre as principais mudanças, está o fim da unidade de filmadoras digitais Flip e a realização de um ajuste no foco do negócio de redes residenciais. Esta última medida, segundo comunicado da empresa, será tomada com o propósito de "aumentar a lucratividade e a conexão da unidade com a estrutura principal de negócios".
Segundo o executivo-chefe (CEO) da Cisco, John Chambers, as mudanças "são movimentos-chave para alinhar nossas operações à estratégia de plataformas centralizadas em redes". Ele adianta, ainda, que as unidades de consumo serão integradas às operações corporativas para ampliar os pacotes de ofertas para empresas.
Na semana passada, Chambers enviou um comunicado aos funcionários adiantando que a companhia passaria por mudanças estruturais. Na carta, ele admitia ter sido lento na tomada de decisões, o que resultou numa série de tropeços financeiros que acabaram por reduzir o lucro da companhia (veja mais informações em "links relacionados" abaixo).
A Cisco informou que os reais impactos da reestruturação serão discriminados nos anúncios de resultado trimestrais do ano fiscal de 2011, que acaba em julho deste ano.
- Mudança