Projeto piloto de telemedicina em Sergipe melhora qualidade de atendimento aos pacientes

0

A Cisco divulga o relatório sobre os resultados do projeto piloto de Telemedicina que oferece assistência médica a crianças carentes em Sergipe. Intitulado Connecting Brazil's Children to a Healthier Future. Ele aponta que a telemedicina não só ajuda a melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes, mas também reduz a necessidade de viagem das famílias que moram em áreas remotas até médicos especialistas.

A Cisco lançou o projeto piloto em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e outros parceiros-chave em duas cidades rurais, Tobias Barreto e Lagarto, em 2014. O piloto é parte do programa global de responsabilidade social da Cisco Connected Healthy Children.

De acordo com o novo relatório, o Brasil tem uma carência de médicos especialistas em áreas remotas. Com a ausência desses profissionais fora das principais cidades do país, pessoas que vivem nas áreas rurais não têm muito acesso a assistência médica especializada. Outro desafio é que os especialistas que vivem em áreas afastadas têm acesso limitado a tecnologias de colaboração, o que pode impossibilitar uma conexão virtual entre médicos, para a troca de conhecimento ou discussão sobre um caso.

Mesmo com esses desafios, 40 pacientes tiveram a possibilidade de aproveitar o benefício de consultas por telemedicina, em um primeiro momento. De acordo com o relatório, o programa está pronto para receber mais consultas e será expandido para atender centenas de pacientes em 2015.

"Os resultados desse novo relatório nos mostram que levar a telemedicina para Sergipe tornou viável o que antes parecia impossível. A Cisco orgulha-se de ajudar a trazer assistência pediátrica para o Estado através de sua tecnologia de telemedicina. Dessa forma, crianças podem ter mais acesso à assistência médica de qualidade e ser melhor diagnosticadas", afirma Brantz Myers, gerente sênior para as Soluções Globais de Saúde da Cisco Corporate Affairs.

"Um dos papeis de uma universidade pública, no Brasil, é voltar seu olhar para as questões sociais, avaliá-las e buscar soluções para enfrentá-las. Essa contribuição com o desenvolvimento social só é possível quando o conhecimento científico organizado dentro das salas de aula se coloca à disposição da comunidade. Acreditamos que o alcance de nossas ações tem se multiplicado por meio da parceria que construímos com a Cisco, pois estamos conseguindo enfrentar dificuldades históricas de nossa sociedade com o auxílio da tecnologia", diz Angelo Antoniolli, reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Resultados preliminares da pesquisa:

Para realizar a pesquisa, a Cisco entrevistou cerca de 30 pacientes sobre suas experiências com o sistema de telemedicina. As principais conclusões do relatório são:

  • 100% dos pacientes entrevistados disseram que estavam satisfeitos ou muito satisfeitos com a consulta virtual.
  • 93% dos pacientes que participaram de consultas virtuais acharam a experiência efetiva.
  • 96% dos pacientes afirmaram que o uso da tecnologia em consultas reduziu a necessidade de viagem até a assistência especializada e que os gastos das famílias reduziu devido ao uso de Telepresença na clínica.
  • 92% dos pacientes concordam que o uso da Telepresença da Cisco na clínica local melhorou a qualidade do atendimento e recomendariam a Telemedicina a outros membros da família.

Diminuindo o gap na assistência médica infantil

A Cisco determinou que o Brasil seria uma boa escolha para a implementação do Connected Healthy Children. Esse programa, que já obteve sucesso em pilotos nos Estados Unidos e na província chinesa de Sichuan, usa tecnologia para melhorar a acessibilidade e a qualidade dos cuidados pediátricos, enquanto também incentiva a colaboração entre as especializações médicas. Depois de uma avaliação rigorosa, o Estado de Sergipe foi selecionado como um local adequado para o programa.

O piloto do programa Connected Healthy Children – Brasil será concluído oficialmente no fim de abril e depois será assumido pela Universidade Federal de Sergipe, que ficará responsável por implantar a produção e supervisionar o progresso do programa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.