Publicidade
Início Notícias Negócios Laboratórios devem realizar teste da rastreabilidade de medicamentos até o fim do...

Laboratórios devem realizar teste da rastreabilidade de medicamentos até o fim do ano

0
Publicidade

Até o fim deste ano, os laboratórios farmacêuticos deverão enviar à Anvisa três lotes totalmente rastreáveis de medicamentos, dando início assim a fase piloto do sistema aprovado em dezembro de 2013, através da resolução RDC 54.

Ela prevê o rastreamento dos medicamentos por meio eletrônico, de forma a permitir a consulta ao histórico, aplicação e localização de toda unidade de medicamento produzido, dispensado ou vendido no território nacional, por meio de sistemas de informação armazenados em bancos de dados, que possibilitem o controle do produto desde a fabricação até a sua entrada no estabelecimento que realiza a dispensação. Sua implementação deverá acontecer até dezembro de 2016 para todos os medicamentos comercializados e distribuídos no país.

“A comunidade europeia investiu US$ 5,3 milhões para atingir em 2018 todos os requerimentos exigidos. Na Argentina, por exemplo, estão prevendo também a rastreabilidade de dispositivos médicos”, comenta Charles Hoppenstadt, vice-presidente e gerente geral da área de Life Sciences Solutions da Axway, que esteve no Brasil para compartilhar a experiência de diversos países, que estão em diferentes estágios de implantação da rastreabilidade.

Desafios

Para o especialista a adoção das rastreabilidade é complexa, pois exige modificações desde a etapa de produção, no chão de fábrica, passando pelos sistemas de supply chain e logística, até a ponta do recebimento pelas farmácias, clínicas e hospitais. Com ela, a indústria pretende eliminar o contrabando e as falsificações de medicamentos nas farmácias. Para a área hospitalar, o intuito é evitar a dispensação de medicamentos errados aos pacientes.

Segundo ele, tem da haver um modelo de dados que faça o relacionamento de todos os centros da cadeia de rastreabilidade. Normalmente, o modelo de dados utilizado é  EPCS (Experimental Physics and Industrial Control System) que gera o número de série dos medicamentos. “O desafio é a interoperabilidade entre todos os envolvidos na cadeia de distribuição”, explica.

Portfólio

Para fazer a governança desse fluxo de dados, a Axway oferece a suíte 5 com o conceito de data flow broker, que faz a integração de dados de diferentes padrões, transformando-os num arquivo XML que pode ser acessado pela Anvisa e todos os elementos da cadeia de medicamentos. Ele pode ser adotado no modelo on premisse ou como SaaS (software como serviço) na nuvem.

A integração de dados e arquivos estruturados permite ainda interagir com processos de negócios de terceiros, que eventualmente utilizem padrões próprios, fazendo a “tradução” para o formato exigido, cobrindo uma variedade de conectores para extrair e entregar aplicações para bases de dados e ERPs. Tudo isso, com a segurança do critério de governança de dados.

Além disso, a Axway oferece consultoria para a indústria farmacêutica agilizar a implantação da rastreabilidade de medicamentos, envolvendo especialistas e suporte internacional, tendo em vista a complexidade e a grande demanda do mercado para cumprir as exigências dentro do prazo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile