Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Campinas sediará laboratório colaborativo multissetorial de Internet das Coisas

Campinas sediará laboratório colaborativo multissetorial de Internet das Coisas

0
Publicidade

A Baita Aceleradora, CI&T, Icaro Tech e Matera Systems anunciam nesta quarta-feira, 13, a criação do TeN – Tech Experience Network (ten.org.br). Contando com apoio do núcleo Softex Campinas, o TeN terá como objetivo transformar em realidade projetos de Internet das Coisas (IoT) de forma massiva, unindo grandes corporações, startups, empresas de tecnologia, fabricantes, pesquisadores, agências e profissionais de diversas áreas em um ambiente de experimentação, orientado a gerar transformação de negócios.

“Essa rede vai unir áreas diversas como engenharia, marketing, química, biologia, dentre outras, gerando resultados inovadores. O espaço em Campinas, primeiro da rede, contará com toda a infraestrutura para o desenvolvimento de projetos, através de um modelo que reduz riscos de investimento e promove a aceleração do ciclo de inovação”, explica Edvar Pera Junior, diretor do Núcleo Softex Campinas e um dos coordenadores da rede.

Localizado no polo tecnológico de Campinas, a participação de empresas no TeN se dará de três formas: as chamadas coordenadoras, investidoras e responsáveis por propor e gerenciar os desafios; conectadas, que são empresas, centros de P&D, startups ou universidades que tenham interesse em participar dos desafios lançados e que podem utilizar o espaço aberto para isso; e clientes, aquelas que têm um desafio que pode ser trabalhado na rede do TeN.

Haverá ainda a participação de empresas parceiras, que serão fornecedoras de tecnologias, ferramentas e treinamentos que viabilizam o desenvolvimento de experimentos, ou disseminam conhecimento em IoT.

“Toda a estrutura física, insumos, tecnologias e ferramentas também serão disponibilizados para startups, pequenas empresas e pessoas físicas como pesquisadores, alunos e experts para realizar atividades de aprendizado e aplicação de seus conhecimentos na busca de soluções para os desafios. O modelo em que o TeN foi criado deve potencializar a abertura de oportunidades de empregos, desenvolvimento de startups e negócios baseados no uso de IoT como um diferencial à solução de problemas ou desenvolvimento de produtos”, explica Junior.

Estão confirmadas como empresas conectadas ou parceiras do TeN, a Agência de Inovação Inova Unicamp, DEV Tecnologia, IMA – Informática de Municípios Associados, Liga Empreendedora da Unicamp, Embarcados, Solvian,  Sensedia, IBM e Telit. Outras 15 empresas deverão se juntar ao TeN em breve. Pelo site www.ten.org.br  é possível realizar o cadastro de empresas, profissionais, estudantes e pesquisadores para fazer parte da rede.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile