A DM9 vai abrir mais de 30 agências digitais, disse Nizan Guanaes, da DM9, na abertura da conferência Branding & Performance, realizada pela IAB Brasil, no último dia 11, que analisou o "passado, presente e futuro da publicidade digital".
O publicitário, que voltou a liderar a agência em fevereiro passado, está se posicionando a DM9 como uma agência data-driven, que utiliza dados para entender o público e chegar ao insight correto. Ele pretende contratar jovens de talento e comprometimento para promover essa transformação digital no meio publicitário. Um das 30, por exemplo, será de relações públicas digitais (PR) que batizou de Aparecida. Haverá uma outra, dedicada a causas sociais, por exemplo.
Mas ressaltou que o mais importante é a experiência do consumidor, que antes de tudo deve se basear numa estratégia publicitária, que cada vez mais é desvalorizada pelos anunciantes. "Eles consideram caro pagar um fee mensal de R$ 20 mil, que envolve o trabalho de vários profissionais, mas não existam em pagar dois posts de uma blogueira por RS 30 mil", exemplifica.
Também criticou a concentração de poder do Google e Facebook, "apesar de serem empresas maravilhosas", pois estão dizimando os jornais, que são instituições imprescindíveis para defender a opinião pública e pressionar os governantes. Como ele é embaixador da Unesco, disse que recomendou que a imprensa fosse declarada patrimônio imaterial pela ONU.
Mas confessou usar o Facebook para fazer suas postagens regularmente, ao mesmo tempo que ironizou as redes sociais e seus seguidores. "Um só homem, com apenas 12 seguidores, causou uma verdadeira transformação no maior império da época, Roma", referendo-se à história de Jesus Cristo..
Também aplaudiu a entrada das grandes consultorias no mercado publicitário, como Accenture e IBM, pois considera que elas podem trazer patamares de investimentos para mais altos para o mercado publicitário, uma vez que se relacionam e fazem negócios com grandes empresas.
O assunto foi tema do painel de discussão logo após a apresentação do publicitário: A união do marketing e a tecnologia a favor de melhores resultados, com coordenação do head digital da Sky, Alexander Greif, e a participação de Veruska Cicio, da Martech; Leo Cid, da Accenture e Gustavo Carvalho, da Publi Easy.
O tema girou em torno da discussão de como os profissionais das áreas de marketing, publicidade e tecnologia podem trabalhar de forma integrada, o que não está plenamente resolvido, mas a consideração geral dos palestrantes é que a estratégia deve prevalecer independente das ferramentas que se utilizem para se levar uma boa experiência ao consumidor.