Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Ferramenta evita que mais de 320 mil usuários acessem notícias falsas

Ferramenta evita que mais de 320 mil usuários acessem notícias falsas

0
Publicidade

A disseminação de notícias falsas na internet tem se tornado cada vez mais comum. Apenas no mês de abril até aqui, o dfndr security, app aplicativo antivírus da PSafe, impediu que mais de 320 mil usuários acessassem fake news – conteúdos inverídicos na internet. E, na última semana, o mesmo app bloqueou mais de 110 mil acessos a uma matéria falsa do site O Detetive, que promove diversas notícias sensacionalistas, sobre um programa infantil da Rede Globo que seria apresentado pela artista Pablo Vittar.

A propagação de notícias falsas tem basicamente duas finalidades: ganhar acessos a determinada página, o que faz com que seu dono ganhe mais dinheiro com a exposição de anúncios, e manipular opinião pública, fazendo com que as pessoas acreditem no que é conveniente. Elas costumam se espalhar via redes sociais e aplicativos de mensagens, às vezes via links para páginas, outras somente o texto e há casos que são somente via imagens de grande impacto.

Com a proximidade das eleições que acontecerão ainda este ano, o dfndr lab estima que o número de fake news que buscam manipular a opinião pública devem aumentar significativamente nos próximos meses, o que torna necessário um reforço por parte do usuário em checar se a fonte propagadora da informação é de fato confiável.

Outra medida importante para evitar acreditar em falsas páginas na internet, é ter instalada solução de segurança que disponibiliza função de bloqueio anti-phishing, como o dfndr security, disponível gratuitamente na Google Play, cujo sistema é capaz de analisar e bloquear fontes não seguras que disseminam notícias falsas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile