Mastercard lança calculadora de emissão de carbono para impulsionar o consumo consciente

0

Uma pesquisa sobre sustentabilidade encomendada recentemente pela Mastercard revelou que após a pandemia da Covid-19 houve um crescimento acentuado no interesse do consumidor pelo meio ambiente. Globalmente, 54% dos entrevistados estão dando mais importância à redução de suas emissões de carbono agora do que davam antes da pandemia. Isso sinaliza uma tendência crescente do consumo sustentável. Agora mais do que nunca, os clientes querem transformar suas compras e o resgate de recompensas em ações significativas e positivas para o meio ambiente.

Para ajudar os bancos emissores a endereçarem esse ponto junto a seus consumidores, a Mastercard e a startup Doconomy desenvolveram a Calculadora de Carbono Mastercard, que democratiza o acesso a insights e dados sobre seu impacto na emissão de carbono e oferece uma maneira simples de contrabalancear essa atividade.

"Empresas, consumidores e comunidades precisam trabalhar juntas nas mudanças necessárias em nossa sociedade para enfrentar com eficácia as alterações climáticas. A Calculadora de Carbono Mastercard nos ajuda nessa missão informando os consumidores rapidamente sobre a emissão de carbono resultante de suas compras, para que possam tomar decisões de consumo mais conscientes e contrabalancear facilmente suas atividades da forma mais adequada", afirma o gerente geral da Mastercard Brasil, Estanislau Bassols. "Ao incorporar a sustentabilidade na estrutura dos nossos negócios, podemos alavancar o poder da nossa rede alcançando bilhões de consumidores e parceiros e criando mudanças positivas para o meio ambiente. Para isso, no ano passado, lançamos a Coalizão Planeta Priceless, que une empresas e consumidores para apoiar o plantio de 100 milhões de árvores em todo o mundo" finaliza o executivo.

Com cálculos baseados no Índice de Åland e verificados de forma independente, a Calculadora de Carbono Mastercard permite que os consumidores recebam um informativo instantâneo sobre as emissões de carbono geradas por suas compras em suas categorias de gastos. Essas informações podem ser aprimoradas com equivalentes relacionáveis e fáceis de entender – como o número de árvores necessárias para absorver a mesma quantidade de CO2 e dicas sobre como viver de uma maneira mais sustentável. Além disso, os consumidores podem contrabalancear suas emissões, contribuindo para projetos de restauração florestal, como o a Coalizão Planeta Priceless – a partir de doações ou programas de fidelidade dos bancos.

"Ao engajar todo um ecossistema para permitir insights individuais e ações coletivas, a Mastercard redefiniu o papel que o setor financeiro pode desempenhar diariamente no combate à crise climática", disse Mathias Wikström, CEO da Doconomy. "Enquanto outras companhias falam da importância do ESG, a Mastercard desenvolveu a Calculadora de Carbono e colocou para funcionar na mão dos consumidores e nas métricas de cada transação, fazendo com que cada compra isolada possa causar um efeito positivo no meio ambiente" finaliza.

Rede global para impulsionar ações e mudanças positivas em prol do meio ambiente

A Mastercard, em conjunto com seus parceiros da Coalizão Planeta Priceless, irá ativar diversas campanhas globais relacionadas a sustentabilidade para contribuir com a meta de restaurar 100 milhões de árvores, em comemoração ao Dia Mundial da Terra em 22 de abril.

Além da Calculadora de Carbono, a Mastercard oferece outros produtos e serviços com foco ambiental, como cartões feitos com materiais sustentáveis. Além disso, a empresa se comprometeu a atingir zero emissões líquidas até 2050 – com base em seu progresso para descarbonizar suas próprias operações e da sua cadeia de abastecimento ao longo dos próximos anos. A companhia também emitiu um título de sustentabilidade de US$ 600 milhões e recentemente anunciou mudanças em seu modelo de remuneração de executivos para ajudar a acelerar o progresso em torno de três metas ESG globais: neutralidade de carbono, inclusão financeira e equidade salarial de gênero.

Todas as ações em prol do meio ambiente, reforçam o objetivo da Mastercard em construir uma economia digital mais sustentável e inclusiva. Para mais informações, visite www.PricelessPlanet.org.

Para os bancos emissores, é possível integrar a Calculadora de Carbono em seus aplicativos móveis de maneira fácil, simples e segura a partir das novas APIs que estão disponíveis em Mastercard Developers.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.