Venda de PCs no Brasil deve crescer 17% neste ano

0

As vendas de computadores pessoais no Brasil no primeiro trimestre totalizaram 2,89 milhões de unidades, o que representa um crescimento de 23% em relação ao mesmo período de 2009, quando foram comercializados 2,35 milhões de unidades, segundo estudo encomendado à IT Data pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee). O destaque, segundo a consultoria, ficou com o mercado corporativo, para o qual foram comercializados 1,154 milhão de PCs, o que equivale a um crescimento de 17% em relação ao ano passado.
Do volume total de máquinas vendidas, os desktops responderam por 1,536 milhão de unidades, uma redução de 1% em relação ao primeiro trimestre de 2009. De acordo com a IT Data, nessa categoria um novo produto começa a despontar como opção para o consumidor: o chamado PC all in one (ou tudo-em-um). São modelos que dispensam gabinete, trazendo todos os componentes junto ao monitor. Segundo a consultoria, as vendas dessas máquinas no primeiro trimestre foram de pouco mais de 30 mil unidades, representando cerca de 2% do mercado de desktops. Já as vendas de notebooks, incluindo netbooks, totalizaram 1,36 milhão de unidades, alta de 70%, com os netbooks respondendo por 230 mil unidades.
Considerando os números registrados nos três primeiros meses, a Abinee prevê que as vendas de PCs devem atingir cerca de 14 milhões de unidades no ano, um crescimento de 17% em relação a 2009.
No ano passado, havia a expectativa de que os desktops perderiam participação para os notebooks no mercado total de PCs. Porém, em função da preferência do mercado corporativo pelos desktops, a comercialização dos produtos fechará 2010 praticamente no mesmo patamar – 7,050 milhões contra 6,950 milhões. No entanto, segundo informações da IT Data, no mercado varejista, desde o final do ano passado os notebooks já ultrapassaram os desktops, quando os notebooks 52% de participação de mercado contra 48% dos desktops.
Para 2011, a previsão é de que a comercialização de PCs chegue a 15,8 milhões de unidades. Os desktops responderão por 45% do mercado e os notebooks/netbooks por 55%, ficando caracterizada a tendência mundial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.