As vendas de computadores pessoais no Brasil no primeiro trimestre totalizaram 2,89 milhões de unidades, o que representa um crescimento de 23% em relação ao mesmo período de 2009, quando foram comercializados 2,35 milhões de unidades, segundo estudo encomendado à IT Data pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee). O destaque, segundo a consultoria, ficou com o mercado corporativo, para o qual foram comercializados 1,154 milhão de PCs, o que equivale a um crescimento de 17% em relação ao ano passado.
Do volume total de máquinas vendidas, os desktops responderam por 1,536 milhão de unidades, uma redução de 1% em relação ao primeiro trimestre de 2009. De acordo com a IT Data, nessa categoria um novo produto começa a despontar como opção para o consumidor: o chamado PC all in one (ou tudo-em-um). São modelos que dispensam gabinete, trazendo todos os componentes junto ao monitor. Segundo a consultoria, as vendas dessas máquinas no primeiro trimestre foram de pouco mais de 30 mil unidades, representando cerca de 2% do mercado de desktops. Já as vendas de notebooks, incluindo netbooks, totalizaram 1,36 milhão de unidades, alta de 70%, com os netbooks respondendo por 230 mil unidades.
Considerando os números registrados nos três primeiros meses, a Abinee prevê que as vendas de PCs devem atingir cerca de 14 milhões de unidades no ano, um crescimento de 17% em relação a 2009.
No ano passado, havia a expectativa de que os desktops perderiam participação para os notebooks no mercado total de PCs. Porém, em função da preferência do mercado corporativo pelos desktops, a comercialização dos produtos fechará 2010 praticamente no mesmo patamar – 7,050 milhões contra 6,950 milhões. No entanto, segundo informações da IT Data, no mercado varejista, desde o final do ano passado os notebooks já ultrapassaram os desktops, quando os notebooks 52% de participação de mercado contra 48% dos desktops.
Para 2011, a previsão é de que a comercialização de PCs chegue a 15,8 milhões de unidades. Os desktops responderão por 45% do mercado e os notebooks/netbooks por 55%, ficando caracterizada a tendência mundial.
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