Publicidade
Início Notícias Negócios Apple faz aporte de US$ 1 bilhão no aplicativo Didi Chuxing, concorrente...

Apple faz aporte de US$ 1 bilhão no aplicativo Didi Chuxing, concorrente chinês do Uber

0
Publicidade

Se havia alguma dúvida, não há mais. A Apple decidiu entrar definitivamente no mercado de aplicativos de transporte individual de passageiros com um investimento de US$ 1 bilhão na Didi Chuxing, dona do aplicativo chinês de reserva de táxis de mesmo nome, o número um do país e principal concorrente do Uber na China.

Durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira, 13, o presidente da Didi, Jean Liu, disse que as duas empresas “estão muito confiantes de que irão beneficiar uma a outra em termos de desenvolvimento de produto, tecnologia e em muitos outros níveis”. O executivo se recusou, no entanto, a dizer se acordo prevê a colaboração para o desenvolvimento de veículos autônomos, área hoje de enorme interesse da Apple e na qual já vem trabalhando há dois anos. A Apple também não entrou em detalhes sobre suas motivações para investir em um concorrente do Uber na China.

O investimento também alinha a Apple a duas das maiores empresas de internet da China — o gigante do comércio eletrônico Alibaba e a Tencent, maior companhia de tecnologia listada em bolsa da China, que também investiram na Didi. “A mudança na estratégia da Apple para investir em tal escala destaca a importância estratégica do mercado chinês para a empresa, tanto em termos de escala como de expansão de parcerias locais para promover a sua posição no país”, disse Jack Kent, diretor da empresa de pesquisa IHS Technology, ao The Wall Street Journal.

O investimento da Apple na Didi gira em torno de US$ 25 bilhões, segundo fontes ouvidas pelo jornal americano. Se confirmado, este será o maior investimento da fabricante em uma empresa de tecnologia desde a aquisição da Beats Electronics, fabricante de fone de ouvido e dona de um serviço de streaming de música, por US$ 3 bilhões em 2014.

A Apple nunca confirmou publicamente o seu interesse em carros autônomos nem em aplicativos de transporte, mas o CEO Tim Cook sempre tem destcado em suas entrevistas que a indústria automobilística está no princípio de uma “grande mudança”, com software e tecnologia de autocondução desempenhando um papel preponderante para os carros no futuro.

Analistas ressaltam que a Didi pode funcionar como uma rica fonte de dados para a Apple impulsar sua estratégia de carros autônomos. Ela também poderia trazer benefícios para o “ecossistema móvel” da fabriante, já que apps de transporte estão intimamente ligados a serviços de pagamentos como Apple Pay.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile