Deslocamento de cargas de trabalho para nuvem pública traz risco para Cisco, diz JP Morgan

0

A adoção crescente da computação em nuvem pelas corporações tem exigido tem exigido infraestruturas de comunicações cada vez mais robustas, mas a tendência é o uso de hardware de baixo custo nos data centers, incluindo equipamentos de rede, o que é uma perspectiva nada boa para a Cisco Systems, de acordo com um relatório divulgado nesta sexta-feira, 13, pelo JP Morgan.

O documento do banco americano aponta os gastos com serviços de nuvem pública serão responsáveis por 7% do mercado global de data centers, estimados em US$ 215 bilhões neste ano. No relatório enviado aos clientes, o analista do JP Morgan, Rod Hall, prevê uma queda nos investimentos em infraestrutura tradicional de data center de 2% ao ano no período de 2016 a 2020.

O maior problema para os fornecedores de tecnologia legada, segundo Hall, é que as cargas de trabalho de computação estão migrando rapidamente para os provedores de infraestrutura como serviço (IaaS, na sigla em inglês), tais como a Amazon Web Services, Google e a divisão Azure da Microsoft, através dos quais os clientes alugam servidores e sistemas de armazenamento de dados através da internet.

De acordo com uma pesquisa JP Morgan com CIOs de grandes empresas, mais de 40% das cargas de trabalho podem migrar para a nuvem pública nos próximos cinco anos.

"As cargas de trabalho quase triplicaram e a nuvem pública representa uma mudança de arquitetura monumental, que não dá sinais de diminuir e é suscetível de criar um efeito cascata grande em todo o mercado de tecnologia", escreveu Hall. "[Nós] continuamos a acreditar que esse crescimento representa um risco material para empresas como a Cisco." Hall acrescentou: "Embora as empresas necessitem de maior largura de banda para aplicações como big data, isso inevitavelmente as leva as optar por implantar soluções mais rapidamente em nossa opinião."

A Cisco divulga os resultados financeiros do seu terceiro trimestre fiscal no dia 18 deste ano, após o fechamento dos mercados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.