Publicidade
Início Blogueria Transformação digital: os papéis e limites da consultoria de TI

Transformação digital: os papéis e limites da consultoria de TI

0
Publicidade

A transformação digital está acontecendo – quer nos preparemos, quer não – e construir essa jornada pode ser um processo confuso e problemático. Não apenas porque demanda uma série de mudanças em processos e mindset de negócio, mas também por haver uma infinidade de tecnologias disponíveis.

Incertezas sobre o melhor modelo para a transformação digital injetaram U$S 23 bilhões no segmento de consultoria de TI, segundo a Source Global Research. Considerando que os gastos com esse processo devem chegar a U$S 1,3 trilhão até o final de 2018, segundo a IDC, os serviços de consultoria ainda estarão no centro de discussão para muitas organizações.

Mas é preciso estar atento. De acordo com a Forbes, cerca de 80% dos projetos de transformação digital falharão se tiverem como foco somente a tecnologia. E assim como a tecnologia, por si só, não é responsável por salvar nenhuma organização, a consultoria técnica também não deve ser encarada como um fenômeno capaz de resolver todos os problemas da empresa. O serviço funciona como parte da lição de casa prévia à transformação digital e ajuda a organização a viabilizar as mudanças necessárias.

A consultoria de negócios ajuda a companhia a identificar a tendência que melhor se adequa planejamento estratégico, a  revisar processos, atualizar a arquitetura tecnológica e adaptar a governança e a cultura organizacional. Funciona também para empresas que estão buscando utilizar melhor novas tecnologias – com foco em verticais específicas e integração com o legado -, para as que ainda não definiram ou construíram os pilares estratégicos ou que precisam reorganizar a infraestrutura tecnológica.

A consultoria pode atuar em quatro diferentes fases:

A primeira é a de identificação, um momento destinado à verificação do ambiente, bem como prioridades e objetivos, posicionamento, iniciativas em andamento e previsão de crescimento para os próximos anos. Com o apoio da liderança e dos demais profissionais, é feita uma profunda análise para compreender objetivos e avaliar projetos desenvolvidos com a tecnologia já existente, a fim de verificar o que está funcionando ou não e o que está obsoleto e deve ser atualizado, por exemplo. A partir disso, a consultoria pode fazer considerações sobre a adoção de soluções e ferramentas, além de apontar quem são os parceiros mais adequados para a transformação e os possíveis impactos, positivos e negativos de cada um.

Já a segunda fase é a de design. Quando os objetivos e desafios já foram identificados, torna-se possível trabalhar na criação ou melhoria de processos existentes, assim como no desenho da solução a ser implementada. Esse é o estágio de maior ênfase da consultoria pois, em essência, o resultado desse processo é o que ditará toda a mudança a ser implantada dentro da organização.

O terceiro passo é a implementação, que consiste no acompanhamento da adoção de tecnologias e mudanças em processos, além do desdobramento após a realização de todas as ações definidas no diagnóstico inicial. Após essa etapa entramos na avaliação sobre os resultados pré-definidos, para garantir que soluções e ferramentas são utilizadas de forma correta e eficaz, entregando os resultados programados. Geralmente, essa última fase é recorrente durante o ciclo de operação da consultoria como parte de um processo de governança que avalia o comportamento – das pessoas e da tecnologia – e do impacto no negócio.

É importante lembrar que uma análise consultiva bem-feita só acontece quando há intensa troca e colaboração entre consultores e profissionais da empresa. O maior risco é descobrir, apenas após a implementação, que a análise inicial não considerou pontos críticos para o negócio. Isso pode colocar em risco o investimento feito e o impacto pode ser devastador.

Embarcar na jornada digital é urgente para ganhar relevância e manter competitividade, mas tudo tem seu tempo. Adotar tecnologias apenas para ser inovador pode colocar tudo a perder. O importante é respeitar o momento de cada negócio, sem cair na pressão de se transformar a qualquer custo. Não basta ser ágil, é preciso também ter visão e precisão para que a transformação digital alcance resultados sustentáveis.

Samir El Rashidy, diretor de pré-vendas e parcerias para América Latina da Orange Business Services.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile