Publicidade
Início Notícias Gestão Pesquisa global indica que setor de construção civil está pronto para a...

Pesquisa global indica que setor de construção civil está pronto para a transformação digital

0
Publicidade

Um estudo global “Transformação Digital: O Futuro da Construção Conectada”, da consultoria IDC, feito sob encomenda da Autodesk, revela que 72% das companhias do setor da construção civil acreditam que a transformação digital é uma prioridade. No entanto, elas se deparam com uma série de desafios para se digitalizarem completamente.

Elaborado a partir de entrevistas com 835 profissionais de grandes construtoras em 12 países da Europa, Américas e Ásia, incluindo o Brasil, relatório aponta que a maioria das empresas (58%) ainda está no estágio inicial de sua jornada para a inovação, enquanto 28% estariam no meio do processo de transformação. Apenas 13% podem ser consideradas maduras em relação à adoção de novas tecnologias.

Segundo o estudo, o Brasil é o país com o menor nível de maturidade entre os países avaliados e  está atrasado em relação aos  outros quando se trata da adoção de tecnologias como Big Data, Inteligência Artificial e modelagem 3D. O Japão lidera como o país onde o setor está mais digitalizado, seguido da Alemanha e dos Estados Unidos. Ainda assim, no quadro geral, a Europa e as Américas apresentaram melhor desempenho do que a região Ásia-Pacífico (APJ) no que diz respeito à inovação no mercado da construção civil.

No entanto, a pesquisa mostra também que no Brasil  há uma mudança em direção aos padrões internacionais de construção e o país lidera quando o assunto é investimentos em softwares baseados em BIM (Building Information Modeling), ferramenta de gestão eficiente que reúne informações detalhadas de uma edificação de forma organizada e integrada, por meio de representação digital com desenhos em 3D – um movimento essencial para a transformação digital na indústria da construção.

A adoção da tecnologia no país é de 53%, o que pode ser explicado pelo aumento de parcerias público-privadas nos últimos anos e a pressão para que o uso da ferramenta seja obrigatório até 2021. A adoção do BIM pelos outros países varia bastante, sendo a Coréia (48%), a Índia (47%) e a China (47%) as mais próximas do Brasil, no ranking, conforme mostra o gráfico.

“Diante do atual cenário mundial, diferentes setores estão adotando processos digitais e se adaptando à essa transição imposta pelas condições do momento. Daqui para frente, teremos que ser mais rápidos nessa adoção, pois vivemos uma nova era que requer processos mais ágeis e assertivos. Na construção civil não é diferente, seu uso se faz emergente para aprimorar análises de projetos, tomadas de decisão e o desempenho do segment como um todo ”, reforça Pedro Soethe, porta-voz da Autodesk Brasil].

Enfrentando os cinco “bloqueios digitais”

O estudo identificou cinco “bloqueios digitais” que empresas em todo o mundo enfrentam em suas jornadas de inovação.

Para 46% das empresas que trabalham para levar a transformação digital adiante, o maior desafio é criar um plano único que seja estratégico para priorizar a implementação dos investimentos tecnológicos. Isso é seguido pela construção de uma arquitetura tecnológica que permita trabalhar com escala (42%); estabelecimento de KPIs e métricas para medir o sucesso digital (37%); exploração da expertise em tecnologia (36%) e incorporação de fluxos de trabalho digitais em toda a empresa (29%).

Eliminar esses bloqueios pode ajudar as organizações a amadurecer e progredir ao longo de sua jornada de DX, passando pelos estágios iniciais e médios para as fases mais maduras, onde a digitalização é central na maneira como a empresa trabalha e oferece uma vantagem competitiva no mercado.

O que vem por aí

“Embora muitas organizações em todo o mundo já estejam adotando a construção digital e trazendo inovações para seus negócios, o setor ainda não incorporou totalmente os benefícios da digitalização devido aos desafios particulares que enfrenta em comparação com outras indústrias”, afirma disse Daniel-Zoe Jimenez, AVP e Head Transformação Digital da IDC.

“No entanto, a pesquisa sugere que as empresas de construção acreditam que as soluções de inovação como fluxos de trabalho BIM, gerenciamento de licitações, gerenciamento de projetos e insights podem ajudar a melhorar seus projetos de construção, e estão procurando novas tecnologias para acelerar sua transformação digital”.

Clique aqui para acessar a pesquisa completa, clique aqui.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile