O Google.org, braço filantrópico do Google, doou R$ 5,2 milhões para a Amigos do Bem, organização sem fins lucrativos com atuação social no Nordeste do Brasil há 27 anos. Com o recurso, a ONG vai distribuir 42.575 cestas básicas a 8,5 mil famílias durante cinco meses em 140 povoados nos estados de Alagoas, Pernambuco e Ceará.
Além do alimento, por meio de um caminhão pipa, 50 povoados duramente impactados pela seca serão abastecidos com 3,8 milhões de litros de água potável ao longo de um ano. O objetivo é oferecer suporte às famílias do Sertão brasileiro, promovendo melhora na condição de vida e reduzindo a fome e a incidência de doenças, especialmente a Covid-19.
Como resultado direto da pandemia COVID-19, 19 milhões de pessoas vivem com fome no Brasil, segundo recente pesquisa nacional desenvolvida pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberana e Segurança Alimentar (PENSSAN). Desse total, 7,7 milhões de pessoas vivem no Nordeste do país, onde Amigos do Bem concentra a atuação.
A insegurança alimentar atinge mais de 70% da população local na região mais desigual do país. A pesquisa conclui que a fome voltou aos níveis drásticos comuns no início dos anos 2000, e constata, empiricamente, que, no Sertão brasileiro, a fome e a miséria não atingiam este grau de intensidade há mais de uma década. A grave realidade levou o Amigos do Bem a lançar um plano de ação emergencial para combater os efeitos do COVID-19 na região. Em 2020, mais de 1 milhão de pessoas em 300 povoados foram apoiadas, com cerca de 3 milhões de quilos de alimentos.
Além da epidemia de fome, a insegurança hídrica atingiu 40,2% do total de domicílios do Nordeste do Brasil, percentual quase 3 vezes superior ao do restante do país. Segundo pesquisa da Divisão Sanitária Nacional, o total de domicílios rurais com pessoas passando fome dobra quando não há disponibilidade de água para a manutenção dos cultivos de subsistência. Nas regiões onde a Amigos do Bem atua, 98% das comunidades relatam secas ao longo do ano e as condições climáticas agravam as condições de fome.
Além da doação à Amigos do Bem, o Google anuncia R? 78 milhões em créditos de anúncios a serem utilizados por autoridades de saúde como a Organização Mundial da Saúde (OMS) para divulgação de informações essenciais por meio de campanhas durante a pandemia, como a importância da vacinação contra a COVID-19.
A doação se soma aos R? 5,5 milhões doados pelo Google.org em abril à Gerando Falcões para fornecer alimentos e produtos de higiene pessoal a sete mil famílias em situação de vulnerabilidade nas regiões Norte e Nordeste do país. Funcionários do Google no mundo todo ajudaram a dar ainda mais impacto a essa iniciativa por meio de doações individuais, que já totalizaram R? 2 milhões. Esse valor será complementado em igual proporção pelo Google, como parte das nossas campanhas permanentes de doação em apoio a organizações que trabalham com comunidades marginalizadas ou de alto risco.
Somadas aos R$ 65 milhões já destinados pela empresa a diversas iniciativas desde o começo da pandemia, as contribuições do Google chegam a quase R$ 150 milhões voltados para projetos focados em reduzir os impactos da COVID-19 no Brasil.