Publicidade
Início Gestão Cloud Oi Soluções lança índice que avalia maturidade digital das empresas

Oi Soluções lança índice que avalia maturidade digital das empresas

0
Publicidade

A Oi Soluções anuncia o lançamento do INEXTI, Indicador de Excelência em Tecnologia e Inovação, uma plataforma desenvolvida IDC Brasil, um índice que aponta como os temas tecnológicos estão inseridos na estratégia das organizações e de que forma se refletem na infraestrutura de TI, conectividade, segurança, serviços gerenciados e, como consequência, no impulsionamento dos negócios. O indicador será atualizado de forma recorrente, permitindo que as empresas acompanhem a evolução de seus graus de maturidade digital.

Na ocasião, a Oi anunciou que está se preparando para oferecer serviços multicloud, em parceria com os players do setor, AWS, Google, Huawei, IBM, MS-Azure, que estarão embarcados na plataforma de gerenciamento integrado da Oi. Além disso, ela irá lançar no segundo semestre sua própria nuvem pública, já conectada no ambiente de multicloud, para oferecer todas as possibilidades e flexibilidade para os clientes finais.

Estudo

Para embasar a plataforma, a Oi encomendou à IDC uma pesquisa esenvolvida a partir de 200 entrevistas realizadas no primeiro trimestre de 2021 com decisores e influenciadores na contratação de serviços de TI de média e grandes empresas de diferentes segmentos, distribuídas pelo país, o estudo foi conduzido a partir de três pilares: segurança da informação, modernização da infraestrutura e serviços de TI aplicados aos negócios. O resultado é uma ponderação dos três elementos que traz um indicador como referência das empresas brasileiras. Na avaliação geral, numa escala de 0 a 100, as empresas obtiveram uma média de 48 pontos na transformação dos negócios através da tecnologia, revelando um grande espaço para desenvolvimento.

O estudo revelou que mais de 80% das empresas que possuem a figura do executivo de segurança de informação (CSO/CISO) afirmaram que conseguiram evidenciar melhor a relação entre os investimentos realizados em segurança e os resultados para o negócio. Ainda sobre o setor de segurança, a pesquisa apontou que empresas costumam buscar apoio consultivo para os temas de segurança da informação, especialmente sobre a Lei Geral da Proteção de Dados.  No que se refere à modernização da infraestrutura de TI, 35% das empresas já combinam os recursos tradicionais com algum tipo de nuvem, seja pública, privada ou ambas. No que concerne ao pilar sobre os serviços de TI aplicados ao negócio, cerca de 55% dos entrevistados já correlacionam adoção de tecnologia e potencialização de resultados das organizações.

“Apresentamos ao mercado uma plataforma pioneira para acompanhar o desenvolvimento digital das empresas. O ano de 2020 foi um catalisador de transformações digitais e observamos um aumento de 52% nas nossas receitas de TI. Percebemos que o mercado estava carente de conhecimento sobre o grau de desenvolvimento tecnológico das empresas e não encontramos nada estruturado sobre o tema que nos trouxesse confiança para continuar evoluindo nosso portfólio e atender os desafios mais recorrentes. Com o INEXTI, temos a oportunidade de ter um panorama mais claro e preciso sobre os avanços e desafios da digitalização das organizações brasileiras. E como provedora e integradora de soluções digitais queremos auxiliar as empresas nos caminhos que devem seguir após medirem o seu estágio atual e também do mercado. As tecnologias são, sem dúvida, cada vez mais aliadas na busca pelo aumento de eficiência, redução de custos e diferenciais competitivos ao negócio” afirma Adriana Viali, Head da Oi Soluções.

Segundo Luciano Saboia, gerente de Pesquisa e Consultoria de TIC da IDC Brasil, o estudo buscou identificar, num momento posterior ao impacto da pandemia, como as empresas vêm conduzindo suas iniciativas de governança, fazendo a gestão da tecnologia, dando encaminhamento das soluções e apoiando os negócios. “O formato do INEXTI permite que as empresas façam um auto assessment e reflitam internamente em que grau a tecnologia vem sendo tratada estrategicamente. Muito mais que adotar tecnologia, é necessário que se discuta a atividade consultiva, suporte e parcerias que atendam aos anseios de colaboradores, fornecedores e clientes”, diz o gerente da IDC Brasil.

Acesso à plataforma

As empresas que desejarem avaliar seu grau de maturidade digital devem preencher integralmente a pesquisa através do site www.oisolucoes.com.br. Após o preenchimento, será gerado um relatório exclusivo com o indicador da empresa e uma análise final com recomendações de atuação. O estudo será atualizado recorrentemente permitindo que as organizações acompanhem seus graus de evolução.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile