Publicidade
Início Notícias Comunicações TIM e Nokia lançam primeiro piloto 5G voltado para o agronegócio

TIM e Nokia lançam primeiro piloto 5G voltado para o agronegócio

0
Soybean Field Rows in summer
Publicidade

A TIM Brasil em parceria com a Nokia e a Associação Matogrossense dos Produtores de Algodão, acaba de lançar o primeiro piloto 5G Standalone (SA) para o Agronegócio do País durante evento Visita à Agricultura 4.0, que acaba de acontecer, no Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica – AMPA/IMAmt. A Nokia desta vez lidera a iniciativa de Agricultura 4.0 com a TIM, que está em seu segundo projeto, da série de 20 que o Ministério das Comunicações (MCOM) apresentará até o final do ano usando o 5G em diferentes áreas.

A proposta foi demonstrar o uso de 5G Standalone, ou 5G puro, para o aumento da produtividade e inovação no Agronegócio, que já possui mais de ¼ de participação no PIB do País, e que também apoiará a inclusão digital no campo. Participaram também as empresas membro do ConectarAGRO, associação pioneira na divulgação de tecnologias abertas em todas as áreas rurais do país. O evento conta com a presença do Ministro das Comunicações, Fabio Faria, e da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, entre outras autoridades.

No evento, foram demonstradas soluções 5G, com altíssimas velocidades e baixa latência (tempo resposta) aplicadas ao campo e de que forma a tecnologia pode habilitar aplicações que estimulam a comunicação entre as pessoas e agilizam a gestão de equipamentos, afetando, positivamente, a qualidade e a produção agrícola no estado. Entre as demonstrações, estavam disponíveis transmissões em tempo real de vídeos feitos em 4K e produzidos com drones. As imagens captadas e acompanhadas remotamente podem ajudar na inspeção do plantio. O 5G SA será essencial também para habilitar soluções aplicadas à colheita e ao manejo agrícolas, relacionadas tanto à gestão de equipamentos, quanto à comunicação entre colaboradores.

Para o Ministro das Comunicações, Fábio Faria, “o 4G revolucionou a vida das pessoas e o 5G vai revolucionar as indústrias. Para o agronegócio, que é quem está fazendo o nosso Brasil crescer, mesmo nessa crise, junto às telecomunicações, será um avanço gigantesco. O 5G vai fazer que o nosso agro vai crescer 20% a mais, em média, e esse leilão está muito próximo de acontecer”.

O ConectarAGRO, formado pela AGCO, Climate FieldView, CNH Industrial, Jacto, Nokia, Solinftec, TIM e Trimble, já promoveu, desde seu lançamento em 2019, conectividade via banda larga 4G de 700 MHz para mais de 6 milhões de hectares de áreas rurais em todo o Brasil, sendo que mais da metade das propriedades tem até 100 ha. Até o momento, mais de 25 mil quilômetros de estradas e rodovias foram cobertos e acima de 600 mil pessoas em áreas rurais beneficiadas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile