Publicidade
Início Notícias Gestão Xerox anuncia joint venture para resolver problema de deterioração de pontes

Xerox anuncia joint venture para resolver problema de deterioração de pontes

0
Publicidade

A Xerox e o governo do estado australiano de Victoria anunciaram nesta quinta-feira, 13, uma parceria para lançar a Eloque, uma joint venture para comercializar novas tecnologias que irão monitorar remotamente a integridade estrutural das pontes.

A solução Eloque é uma tecnologia Industrial Internet of Things (IIoT) que utiliza sensores de fibra ótica ligados à ponte para medir e estimar com precisão a deformação estrutural, resposta térmica, flexão, cargas, vibração e corrosão, que são todas medidas de integridade estrutural. Analytics avançadas são então utilizadas para avaliar os dados dos sensores e fornecer informações diretamente aos proprietários e operadores da ponte em tempo real, para monitorar se uma ponte está sendo sobre ou subutilizada, se tem problemas estruturais ou danos que precisem de reparo.

De acordo com o Report Card for America’s Infrastructure 2021 da American Society of Civil Engineers, somente nos Estados Unidos, 42% de todas as pontes têm pelo menos 50 anos de idade e quase 231.000 pontes precisam de reparos e trabalhos de preservação. Este problema se estende a todo o mundo. Uma estimativa de 70% das pontes da Austrália têm mais de 50 anos de idade. Cerca de 11.000 das 25.000 pontes ferroviárias da Alemanha têm mais de 100 anos de idade e 7% das pontes na França já estão em risco de colapso.

“O envelhecimento e a deterioração da infraestrutura pública é um problema global. Somos uma tecnologia pioneira que mantém a segurança das pontes, prolonga sua vida útil e tem um impacto positivo no planejamento”, disse John Visentin, vice presidente e CEO da Xerox. “Nossa parceria com o governo de Victoria não só nos permite resolver este problema para Victoria, mas também nos permite uma rápida expansão para clientes em todo o mundo que enfrentam estes desafios”.

A tecnologia foi desenvolvida no Centro de Pesquisa de Palo Alto da Xerox (PARC) e testada através de uma parceria entre a Xerox e a VicTrack, a empresa estadual do governo de Victoria que é proprietária de todas as linhas ferroviárias e de bondes do estado. A solução do PARC usa sensores e analytics avançadas para monitorar a integridade estrutural das pontes a fim de otimizar a vida útil dos ativos.

“Isto ajudará a detectar problemas mais cedo, reduzirá atrasos causados pelo fechamento de estradas para inspeções e reparos manuais, e ajudará a encontrar problemas com mais rapidez e precisão no caso de greves nas pontes ou outros eventos inesperados”, disse Jacinta Allan, ministra de Infraestrutura de Transportes de Victoria.

O governo de Victoria comprometeu-se a investir 50 milhões de dólares para implantar a tecnologia Eloque em pontes prioritárias em toda Victoria, Austrália.

Esta tecnologia permite a detecção precoce e a previsão de problemas, permitindo que os problemas sejam encontrados antes do reparo se tornar potencialmente mais custoso e ajuda os clientes a gerenciar de forma eficiente os orçamentos de manutenção”.

“A tecnologia já foi instalada em 7 pontes em Victoria e será progressivamente implantada em pontes prioritárias, particularmente aquelas que lidam regularmente com cargas pesadas e correm o maior risco de deterioração. Isto está resolvendo um importante ponto de conflito para os clientes e permitindo que eles administrem melhor seus ativos”, disse o diretor geral da VicTrack, Campbell A. Rose AM, que assumiu o papel de CEO da Eloque para apoiar a empresa durante seu estabelecimento inicial.

“Enquanto nosso foco inicial serão as pontes ferroviárias e rodoviárias, a tecnologia da Eloque é versátil e planejamos adaptá-la para ser usada em outras estruturas críticas no futuro”, disse Ersin Uzun, diretor geral de IoT para a Xerox e membro do conselho da Eloque. “Já estamos procurando expandir a tecnologia para túneis, portos, estacionamentos de vários andares e outros ativos críticos de infraestrutura”.

A Xerox é a proprietária majoritária da Eloque, e isto faz parte de sua estratégia para uma ampla entrada no mercado de IoT com novas ofertas industriais. No ano passado a Xerox também anunciou que o PARC está trabalhando com a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos Estados Unidos (DARPA) para o desenvolvimento de uma tecnologia que pode permitir o monitoramento em grande escala dos mares sob o programa Ocean of Things.

https://youtu.be/MJBp1vZuyko?t=76

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile