Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Brasscom defende fim da tributação sobre a folha de pagamento

Brasscom defende fim da tributação sobre a folha de pagamento

0
Publicidade

O Presidente Executivo da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo, participou nesta quinta, 12, no Rio de Janeiro, do “Pensar Brasil – Diálogo sobre trabalho, desenvolvimento e futuro”. Ele participou de painel que tinha “Tributação” como tema, fazendo a defesa das teses da Brasscom quanto à tributação sobre a folha de pagamento e à Reforma Tributária.

Com base em diferentes estudos desenvolvidos pelo setor de Inteligência e Informação da entidade, Gallindo mostrou que os setores que se beneficiam da política de desoneração, sobretudo o de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), registram importantes números de crescimento, geração de postos de trabalho e aumento da remuneração aos seus trabalhadores.

O presidente da associação, que representa dezenas das principais empresas de tecnologia no país, demonstrou que, além da função indutiva para a geração de emprego e renda, a desoneração da folha conta com significativa capacidade arrecadatória. Segundo levantamento da Brasscom, a política é superavitária.

“O que a União deixa de arrecadar com a desoneração ela mais do que recupera por meio de arrecadações compensatórias indiretas, tais como a tributação sobre o aumento da massa salarial e do correspondente aumento do consumo das famílias beneficiadas”, ressalta Sergio Paulo Gallindo.

O executivo não só defendeu que a desoneração da folha seja estendida a todos os setores da economia, como destacou a importância de uma reforma tributária mais ampla. Segundo ele, para aumentar a competitividade dos setores produtivos e para a retomada do crescimento econômico, é primordial a adoção de uma Tributação Inteligente, que passa, entre outros pontos, pela base em tributo sobre valor agregado, como o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

O modelo defendido pela Brasscom inclui, ainda, a redução dos custos de Telecom e de Energia por meio da adequação da carga tributária; redução do Estado, com foco no aumento da eficiência; e ampliação de bases tributáveis, com simplificação e equidade concorrencial.

Pensar Brasil

O evento, que conta com o apoio da Brasscom, é um conjunto de debates e palestras que se propõe a um diálogo aprofundado sobre as relações trabalhistas, o crescimento econômico e os desafios que o país enfrenta e enfrentará para crescer. A série de debates acontece no Museu do Amanhã, zona portuária do Rio, e tem transmissão online no site www.pensarbrasil.com.br/.

A convenção tem entre seus convidados os pré-candidatos à Presidência da República Ciro Gomes (PDT), André Janones (Avante), Pablo Marçal (Pros) e Santos Cruz (Podemos), assim como nomes que pesquisam ou tem larga experiência quando o assunto é o mercado de trabalho ou ainda outros que atuam diretamente em áreas correlatas, como a Justiça do Trabalho.

Em sua primeira edição, o Pensar Brasil foi criado pelo Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis), pelo Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário e do MPU no DF (Sindjus), pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) e pela Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo (Fecomerciário-SP).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile