Publicidade
Início ESG Huawei, HDT Energy e Faro Energy assinam acordos para expansão da geração...

Huawei, HDT Energy e Faro Energy assinam acordos para expansão da geração de energia sustentável no Brasil

0
Da esquerda para a direita: Diretor de Canais para América Latina da Huawei Digital Power, Victor Li; CEO da HDT Energy, Leonardo Cyrino; Presidente da Huawei Digital Power para América Latina, Hery Wang; CEO da FARO Energy, Pedro Mateus; Diretora Global de Desenvolvimento GD da Huawei Digital Power, Lidia Wang
Publicidade

Nesta sexta-feira, 13, durante a Intersolar Europe, em Munique (Alemanha), foram assinados dois memorandos de entendimento (MOU) entre a Huawei Digital Power e a HDT Energy e a HDT Energy com a Faro Energy para a comercialização de soluções inteligentes de geração distribuída no mercado brasileiro. Somados, os acordos preveem 1GW de energia limpa, livre de emissões de carbono.  

A HDT Energy é uma das grandes parceiras da Huawei no Brasil, responsável pela comercialização de produtos no segmento de energias renováveis. Em mais um acordo de parceria, as empresas se comprometem a cooperar para o desenvolvimento de projetos para geração sustentável de energia, por meio das soluções de Smart PV da Huawei até o final de 2022. “A Huawei Digital Power tem a missão de promover a transformação digital do setor energético com soluções inteligentes e de baixo carbono para uma economia mais sustentável. Estamos honrados em ter a HDT Energy conosco nesta jornada”, afirma Mason Qing, presidente da Huawei Digital Power no Brasil.  

O acordo de 1GW inclui todo o portfólio da Huawei, sendo destinados 500MW a projetos de usinas de geração distribuída, e 500MW para os mercados residencial, comercial e industrial. Líder de mercado, a tecnologia de inversores da Huawei suporta proteção inteligente de arcos AFCI (Arc Fault Circuit Interrupter — Detector e Interruptor de Arco Elétrico), que desligam automaticamente em 0,5 segundo, garantindo a segurança dos sistemas. A inteligência artificial também está embarcada nos otimizadores e nos sistemas de armazenamento de energia string, e é capaz de melhorar o rendimento energético em 30% e o poder de armazenamento em até 15%.  

Segundo Leonardo Cyrino, CEO da HDT Energy, os grandes investidores e desenvolvedores do setor estão otimistas e se preparando para um grande crescimento dos negócios nesse ano. “A aprovação da Lei nº 14.300, de 6 de janeiro de 2022, somada a fatores externos, como crise hídrica e alta nas tarifas, está levando os investidores a olharem para outros mercados”, disse o executivo. Cyrino afirma que novas linhas de financiamento estão surgindo e as expectativas de retorno podem ser de 4 a 6 anos. A nova regulação institui o marco para micro e minigeração de energia, que permite aos consumidores produzirem a própria energia a partir de fontes renováveis.  

Usinas solares  

A Huawei é pioneira na solução string para geração centralizada em usinas solares, que garante uma produção de energia entre 3% a 4% maior. Este tipo de tecnologia oferece mais disponibilidade, menor tempo de reposição e dispensa a string box (ou combiner box), que é um grande ponto de falha da solução de inversores centrais.  

Em Munique, a HDT, Huawei e Faro Energy também assinaram memorando de entendimento para ajustar um compromissso de fornecimento de até 100MW até 2023. O MOU é focado em inversores string e no Software de Análise de Diagnóstico Inteligente de Curva I-V, que permitem o monitoramento remoto de cada módulo fotovoltaico, com o uso de tecnologia de nuvem.  

“A Huawei e a HDT Energy são grandes parceiros da Faro Energy desde 2019. Hoje já somamos mais de 40MW instalados de inversores Huawei, com excelentes resultados. Como a Faro Energy atua em todas as fases dos projetos solares: desenvolvimento, implantação, operação e manutenção, poder contar com os serviços pós-venda da HDT e da Huawei é com certeza um diferencial importante no mercado. Por isso reforçar esta parceria faz todo o sentido e vai ao encontro dos nossos objetivos para os próximos 12 meses” disse Pedro Mateus, CEO da Faro Energy.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile