Mudanças no PGO não obtêm consenso entre especialistas

0

Do mesmo como ocorreu com o conselho diretor da Anatel, a aprovação da proposta de alteração do Plano Geral de Outorgas (PGO) que, na prática, vai permitir a aquisição da Brasil Telecom pela Oi, não obteve o consenso entre os especialistas do setor. Enquanto para o professor Marcos Dantas, do Departamento de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, as mudanças poderão beneficiar o consumidor brasileiro, na avaliação do secretário-geral da Federação Interestadual de Trabalhadores em Telecomunicações (Fittel), João de Moura Neto, a concentração dos serviços poderá contribuir para acentuar a queda da qualidade dos serviços prestados pelas empresas.

A opinião de Dantas é que a empresa [resultante da fusão entre a Brasil Telecom e a Oi] vai ficar mais forte e terá condições de reduzir vários custos, inclusive os preços de assinatura. ?E, pelas sinergias que ela cria, poderá começar a atender faixas da sociedade que não foram atendidas até hoje?, disse ele, lembrando que cerca de 40% das residências no Brasil não têm qualquer tipo de telefone.

As mudanças aprovadas pela Anatel na quinta-feira (12/6) permitem que uma concessionária de telefonia fixa atue em mais de uma região, o que é proibido atualmente.

Segundo Dantas, a reconstrução de uma grande empresa nacional no campo das comunicações irá fortalecer políticas de universalização e a capacidade competitiva do país internacionalmente. No entanto, ele ressalta que o governo deve estabelecer compromissos para a empresa, como exigências em investimentos em pesquisa e desenvolvimento no país e o compromisso de que a empresa não venha a ser desnacionalizada no futuro.

Já para Moura Neto, ?essa concentração vai deixar as empresas muito à vontade para prestar os serviços de acordo com a sua conveniência, que geralmente é de redução de custos, aumento da exploração do trabalhador e aumento das tarifas?, disse. Ele também afirma que a entidade está preocupada com os empregos que deixarão de ser gerados por causa das mudanças no plano.

A Anatel vai colocar as mudanças no PGO em consulta pública a partir da próxima terça-feira (17/6). As regras para participação na consulta estarão publicadas no Diário Oficial e na página da Anatel na internet (www.anatel.gov.br). As contribuições serão analisadas pela área técnica da agência e poderão ser incorporadas à minuta que será encaminhada ao Poder Executivo.

Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.