Publicidade
Início Notícias Inovação Inovação é fundamental para políticas governamentais, diz secretário do MDIC

Inovação é fundamental para políticas governamentais, diz secretário do MDIC

0
Publicidade

Depois de praticamente quadruplicar o investimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I)  no país, que contabilizou R$ 32 bilhões em 2010, o governo pretende, a partir da implantação do Plano Inova Empresa, aplicar mais R$ 32,9 bilhões até 2014. A informação é de Nelson Fujimoto, secretário de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), ao dizer que o governo enxerga inovação como estratégia fundamental para políticas governamentais e fomentar a competitividade das empresas do país. “A política industrial deve ser permeada com foco em inovação”, comentou durante painel, nesta quinta-feira, 13, no Ciab Febraban 2013.

O secretário elencou durante sua apresentação todos os investimentos que o governo realizou nos últimos anos para o desenvolvimento de diversos setores com base em inovação, como o Plano Brasil Maior e a Lei da Inovação, marco regulatório para investimentos em inovação tecnológica que está passando por aprovação em diversos estados brasileiros. Ele ainda destacou que agora o foco é ampliar investimentos no setor privado, abrindo a possibilidade de debater com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) a formação de uma parceria para aplicar benefícios em bancos e instituições financeiras. “Os gastos de TI das instituições financeiras representaram 15% de todo o investimento feito por todas as indústrias. O crescimento dos investimentos é direcionando pelo maior acesso a serviços bancários por meios eletrônicos”, pontuou Fujimoto. “Já fomos procurados por instituições para identificar o que podemos trazer de inovação para o setor bancário, como conjunto de marcos regulatórios, e estamos abertos a ampliar a discussão para o setor privado.”

Para atender a essa demanda, está em pauta na Câmara dos Deputados possíveis mudanças na Lei de Informação visando levar ao setor privado o instrumento inovativo, por meio da oferta de vantagens pra fomentar o desenvolvimento da economia brasileira, de acordo com Fujimoto. “O setor bancário é muito importante e estamos abertos para receber outras instituições para pensar em estímulos ao segmento, que tem a margem regulatória forte e precisa ter, na inovação, a forma de sustentar o seu negócio”, completou.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile