Publicidade
Início Notícias Gestão Multiterminais implanta Azure para controle logístico de materiais para os estádios da...

Multiterminais implanta Azure para controle logístico de materiais para os estádios da Copa

0
Publicidade

A Multiterminais Alfandegados do Brasil, empresa de logística integrada escolhida como a responsável por suportar os sistemas que controlam a armazenagem, pedido e agendamento de entrega de materiais utilizados nos jogos da Copa do Mundo 2014, como as bolas de futebol. Para tal, a empresa decidiu implantar o Windows Azure, plataforma de computação em nuvem da Microsoft, o que foi realizado pelo Grupo Processor. Um dos sistemas armazenados nessa plataforma é o WMS, que gerencia o armazém central no Riocentro, no Rio de Janeiro, onde fica o centro de distribuição principal e as áreas de recebimento e devolução de material nos estádios.

Outro projeto é o MDS, que é responsável pelo controle e agendamento de entrega de mercadoria em todos os sites e serve ainda de interface entre as áreas do Comitê Organizador Local e o WMS para gestão de pedidos de transporte entre os sites. O gerente de TI da Multiterminais, Marcelo Muniz, relata que o Azure tem a capacidade de apoiar a adequação do ambiente de nuvem e eventos com prazo bem definido, como é o caso da Copa do Mundo. “Hoje conseguimos definir com precisão o custo de infraestrutura, reduzir o tempo de implantação e distribuição, facilitar o acesso remoto e, ao final do evento, desmobilizar todo o ambiente rapidamente”, celebra.

Alta disponibilidade

O projeto teve início em julho de 2012, com o levantamento de requisitos e start do desenvolvimento para atender, na época, a Copa das Confederações 2013. O arquiteto de soluções do Grupo Processor, Eduardo Bonato, relembra que a primeira decisão foi criar uma especificação para a nuvem, preparando a Multiterminais para suportar qualquer sistema de larga escala. Isso é fundamental, já que a Fifa exige alta disponibilidade, suportando faixas de dez a 1,5 mil usuários simultâneos, com picos de acesso durante jogos. “Um dos principais diferenciais do Azure é o fato de ele ser elástico, o que o torna possível que em poucos cliques, e de uma hora para outra, a quantidade de computadores seja ampliada”, observa.

O agendamento de entrega de material para a Copa do Mundo começou a funcionar oficialmente em maio. As equipes da Multiterminais que trabalham nos estádios também retomaram as atividades nesse mês e foram treinadas nos processos e na utilização do sistema. Isso porque os profissionais são responsáveis por fazer a validação das entregas agendadas via tablet e o registro de entrega e saída de material via coletor de dados – os dispositivos estão operando ligados diretamente à nuvem via Wi-Fi e 3G.

O gerente de TI da Multiterminais comenta a importância do seu parceiro de tecnologia nesse projeto. “A Processor foi decisiva na contratação do Azure através do Microsoft Enterprise Agreement (EA), formato pioneiro no Brasil, e auxiliando na utilização da ferramenta. Não tínhamos muito tempo para aprender sozinhos as melhores práticas de desenvolvimento no Azure, embora o ambiente seja extremamente amigável e fácil de operar”, acrescenta Muniz.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile