Publicidade
Início Notícias Gestão Multiterminais implanta Azure para controle logístico de materiais para os estádios da...

Multiterminais implanta Azure para controle logístico de materiais para os estádios da Copa

0
Publicidade

A Multiterminais Alfandegados do Brasil, empresa de logística integrada escolhida como a responsável por suportar os sistemas que controlam a armazenagem, pedido e agendamento de entrega de materiais utilizados nos jogos da Copa do Mundo 2014, como as bolas de futebol. Para tal, a empresa decidiu implantar o Windows Azure, plataforma de computação em nuvem da Microsoft, o que foi realizado pelo Grupo Processor. Um dos sistemas armazenados nessa plataforma é o WMS, que gerencia o armazém central no Riocentro, no Rio de Janeiro, onde fica o centro de distribuição principal e as áreas de recebimento e devolução de material nos estádios.

Outro projeto é o MDS, que é responsável pelo controle e agendamento de entrega de mercadoria em todos os sites e serve ainda de interface entre as áreas do Comitê Organizador Local e o WMS para gestão de pedidos de transporte entre os sites. O gerente de TI da Multiterminais, Marcelo Muniz, relata que o Azure tem a capacidade de apoiar a adequação do ambiente de nuvem e eventos com prazo bem definido, como é o caso da Copa do Mundo. “Hoje conseguimos definir com precisão o custo de infraestrutura, reduzir o tempo de implantação e distribuição, facilitar o acesso remoto e, ao final do evento, desmobilizar todo o ambiente rapidamente”, celebra.

Alta disponibilidade

O projeto teve início em julho de 2012, com o levantamento de requisitos e start do desenvolvimento para atender, na época, a Copa das Confederações 2013. O arquiteto de soluções do Grupo Processor, Eduardo Bonato, relembra que a primeira decisão foi criar uma especificação para a nuvem, preparando a Multiterminais para suportar qualquer sistema de larga escala. Isso é fundamental, já que a Fifa exige alta disponibilidade, suportando faixas de dez a 1,5 mil usuários simultâneos, com picos de acesso durante jogos. “Um dos principais diferenciais do Azure é o fato de ele ser elástico, o que o torna possível que em poucos cliques, e de uma hora para outra, a quantidade de computadores seja ampliada”, observa.

O agendamento de entrega de material para a Copa do Mundo começou a funcionar oficialmente em maio. As equipes da Multiterminais que trabalham nos estádios também retomaram as atividades nesse mês e foram treinadas nos processos e na utilização do sistema. Isso porque os profissionais são responsáveis por fazer a validação das entregas agendadas via tablet e o registro de entrega e saída de material via coletor de dados – os dispositivos estão operando ligados diretamente à nuvem via Wi-Fi e 3G.

O gerente de TI da Multiterminais comenta a importância do seu parceiro de tecnologia nesse projeto. “A Processor foi decisiva na contratação do Azure através do Microsoft Enterprise Agreement (EA), formato pioneiro no Brasil, e auxiliando na utilização da ferramenta. Não tínhamos muito tempo para aprender sozinhos as melhores práticas de desenvolvimento no Azure, embora o ambiente seja extremamente amigável e fácil de operar”, acrescenta Muniz.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile