Publicidade
Início Comunicações Mobile Boom de aplicativos móveis pode estar chegando ao fim nos Estados Unidos

Boom de aplicativos móveis pode estar chegando ao fim nos Estados Unidos

0
Publicidade

O crescimento de downloads de aplicativos nos Estados Unidos pode ter atingido o pico, ao mesmo tempo em que no número de novos usuários de apps começa desacelerar, de acordo com dados da empresa de aplicativos de marketing SensorTower & Nomura compilados pela BI Intelligence, serviço de pesquisa do site de notícias Business Insider.

O levantamento mostra que o volume de downloads de aplicativos, com base nos 15 melhores editores de apps, tanto em dispositivos com o sistema operacional iOS, da Apple, quanto com o Android, do Google, caiu 20%, em média (veja gráfico abaixo), considerando os últimos 12 meses encerrados em maio deste ano.

Na verdade, a SensorTower & Nomura diz que o volume global de downloads de apps dos 15 melhores editores de aplicativos continua a subir ligeiramente, mas a um ritmo mais lento do que no ano passado. Em maio, a taxa média de download global cresceu apenas 3% na comparação anual.

O relatório indica que desaceleração no crescimento está ocorrendo porque as maiores aplicações atingiram a saturação, embora as taxas de engajamento permaneçam estáveis. O Facebook, que tem 1,6 bilhão de usuários ativos mensais, vem enfrentando cada vez mais dificuldades para atrair novos usuários. Apesar disso, a rede social conseguiu 36 milhões de downloads em maio passado, ainda que represente uma queda de 15% em relação ao mesmo período de 2015.

Tabela Apps

Mas há algumas exceções notáveis a nessa tendência: o Uber e o Snapchat, que tiveram crescimento superior a 100%. O Snapchat, em particular, tem registrado enorme crescimento graças em grande parte à sua base de usuários, formada essencialmente por jovens.

De acordo com a SensorTower & Nomura, existem atualmente mais de 3 milhões de apps disponíveis nas cinco maiores lojas de aplicativos do mundo. Por isso, entregar o produto certo para o público certo, na hora certa, é imprescindível para o sucesso de qualquer aplicativo. Não é a toa que um número cada vez maior de desenvolvedores vêm recorrendo ao Google Play e à Apple Store para exibir anúncios de aplicativos para os usuários. Uma pesquisa recente com desenvolvedores de aplicativos móveis comprova isso ao apontar que mais de 80% deles planeja aumentar seus gastos com anúncios de apps.

O analista sênior de pesquisa da BI Intelligence, Will McKitterick, elaborou um relatório detalhado sobre anúncios em celulares no qual afirma que esses anúncios direcionam os usuários a baixar um aplicativo móvel, por isso são uma ferramenta essencial para os desenvolvedores.

O estudo prevê ainda que a combinação de novos desenvolvedores e o aumento dos orçamentos para publicidade móvel elevarão os gastos com anúncios para instalação de aplicativos nos EUA para mais de US$ 7 bilhões até o fim de 2020.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile