FICO oferece soluções para nova norma IFRS-9

0
33

A FICO se antecipa ao mercado e lança a solução FICO IFRS 9 Impairment, a fim de ajudar as instituições financeiras a estarem em conformidade com o novo padrão instituído pelo Instituto Internacional de Normas Contábeis, IASB na sigla em inglês, a IFRS 9 que entrará em vigor em 1º de janeiro de 2018.

A solução da FICO abrange quatro etapas para a adequação das instituições financeiras à norma IFRS 9:  Avaliação; Desenvolvimento do Modelo; Implementação do Modelo e Validação. Na Avaliação, é realizada uma análise do estado atual da instituição, e produzido um documento de avaliação, que identifica as lacunas existentes nos dados, modelos, políticas e processos entre a instituição e a IFRS 9.

Na etapa Desenvolvimento do Modelo, a FICO recebe todo o conjunto de dados da empresa e desenvolve os requisitos de modelagem de prejuízo da IFRS 9. Nesta fase são definidas as premissas-chave da norma, como deterioração do crédito, o default, entre outros, utilizando o modelo customizado de Probabilidade de Default (PD), desenvolvido pela empresa a partir das informações dos bureaux de dados e das variáveis das instituições.

Na fase seguinte, Implementação do Modelo, a FICO implementa e configura os modelos e todos os critérios de decisão em uma completa solução de processamento de dados e cálculos. Na última etapa de Validação, ela trabalha com dois modelos de validação. Em um deles, a própria instituição realiza os testes de validação, com o suporte e a tecnologia da Fico; no outro modelo, conduz os testes de validação, que servem para garantir o desempenho do modelo.

Atualmente, a FICO possui mais de 20 projetos em todo o mundo com a solução IFRS 9 Impairment Solution, em países como Canadá, Peru, México, Nova Zelândia e no Reino Unido. A empresa também participa ativamente das discussões da indústria, incluindo conversas com a equipe e alta cúpula do IASB.

Com a missão de criar normas que trazem transparência, responsabilidade e eficiência aos mercados financeiros em todo o mundo, a IRFS 9 tem como objetivo reforçar a comparabilidade e a qualidade da informação financeira internacional, permitindo que investidores e outros participantes do mercado possam tomar decisões econômicas assertivas. A IRFS 9 trata especificamente da previsão de perdas (loss forecast).

De acordo com Alexandre Graff, vice presidente e gerente geral da FICO para a América Latina, a IFRS tem importância vital para os reguladores de todo o mundo, contribuindo para a eficiência econômica, ajudando os investidores a identificar oportunidades e riscos, e a tomar decisões assertivas sobre alocação de capital. Para as empresas, o uso de uma única linguagem contábil confiável reduz o custo de capital e os custos internacionais.

Deixe seu comentário