FICO oferece soluções para nova norma IFRS-9

0

A FICO se antecipa ao mercado e lança a solução FICO IFRS 9 Impairment, a fim de ajudar as instituições financeiras a estarem em conformidade com o novo padrão instituído pelo Instituto Internacional de Normas Contábeis, IASB na sigla em inglês, a IFRS 9 que entrará em vigor em 1º de janeiro de 2018.

A solução da FICO abrange quatro etapas para a adequação das instituições financeiras à norma IFRS 9:  Avaliação; Desenvolvimento do Modelo; Implementação do Modelo e Validação. Na Avaliação, é realizada uma análise do estado atual da instituição, e produzido um documento de avaliação, que identifica as lacunas existentes nos dados, modelos, políticas e processos entre a instituição e a IFRS 9.

Na etapa Desenvolvimento do Modelo, a FICO recebe todo o conjunto de dados da empresa e desenvolve os requisitos de modelagem de prejuízo da IFRS 9. Nesta fase são definidas as premissas-chave da norma, como deterioração do crédito, o default, entre outros, utilizando o modelo customizado de Probabilidade de Default (PD), desenvolvido pela empresa a partir das informações dos bureaux de dados e das variáveis das instituições.

Na fase seguinte, Implementação do Modelo, a FICO implementa e configura os modelos e todos os critérios de decisão em uma completa solução de processamento de dados e cálculos. Na última etapa de Validação, ela trabalha com dois modelos de validação. Em um deles, a própria instituição realiza os testes de validação, com o suporte e a tecnologia da Fico; no outro modelo, conduz os testes de validação, que servem para garantir o desempenho do modelo.

Atualmente, a FICO possui mais de 20 projetos em todo o mundo com a solução IFRS 9 Impairment Solution, em países como Canadá, Peru, México, Nova Zelândia e no Reino Unido. A empresa também participa ativamente das discussões da indústria, incluindo conversas com a equipe e alta cúpula do IASB.

Com a missão de criar normas que trazem transparência, responsabilidade e eficiência aos mercados financeiros em todo o mundo, a IRFS 9 tem como objetivo reforçar a comparabilidade e a qualidade da informação financeira internacional, permitindo que investidores e outros participantes do mercado possam tomar decisões econômicas assertivas. A IRFS 9 trata especificamente da previsão de perdas (loss forecast).

De acordo com Alexandre Graff, vice presidente e gerente geral da FICO para a América Latina, a IFRS tem importância vital para os reguladores de todo o mundo, contribuindo para a eficiência econômica, ajudando os investidores a identificar oportunidades e riscos, e a tomar decisões assertivas sobre alocação de capital. Para as empresas, o uso de uma única linguagem contábil confiável reduz o custo de capital e os custos internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.