Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Maioria dos profissionais de TI no Brasil pretende trocar de emprego neste...

Maioria dos profissionais de TI no Brasil pretende trocar de emprego neste ano, aponta pesquisa

0
Publicidade

Os profissionais de TI parecem ter sido pouco afetados pela crise econômica e parcela significativa deles pretende se trocar de emprego neste ano. É o que aponta o barômetro de TI elaborado pela Page Personnel, empresa de recrutamento especializado de profissionais de suporte à gestão, parte do PageGroup.

De acordo com os dados do levantamento, 56% dos consultados avaliam buscar uma nova oportunidade de trabalho nos próximos 12 meses. Os principais motivos para essa mudança são a falta de possibilidade de crescimento na empresa atual, salário abaixo do mercado e companhias com gestão conservadora. A pesquisa mostra que oito em cada dez profissionais consultados estão empregados atualmente.

Para Ricardo Haag, diretor da Page Personnel, o segmento está na contramão do mercado e os profissionais estão bem valorizados. “A eficiência, inovação e avanço tecnológico que a área pode agregar para todo tipo de negócio tornam os executivos de TI cobiçados. Em uma eventual movimentação, esse cenário puxa a remuneração deles para cima.”

A pesquisa consultou 1,1 mil executivos de cargos de suporte à gestão no primeiro trimestre deste ano.??Benefícios e flexibilidade de horário são os aspectos que mais atraem no setor

O estudo revela, ainda, que a remuneração não é o principal motivador para o profissional de TI aceitar uma proposta de trabalho. Os aspectos mais atrativos, ao analisar uma mudança de emprego, são o pacote de benefícios, o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e a flexibilidade de horário. Outros pontos que também atraem são plano de carreira estruturado e a oportunidade de atuar fora do país.? “A maioria dos profissionais que compõem o mercado da tecnologia da informação é da geração Y, logo, já era esperado uma mudança nas prioridades e aspirações de carreira de público. Nascidos na era digital, eles buscam feedbacks, desenvolvimento e, principalmente, o que os inspira na sua postura e história profissional”, pontua Haag.

Perfil do gestor ideal ??

A pesquisa também apontou quais são as características ideais de um gestor da área de TI no país. Segundo os consultados, os superiores devem ser inspiradores, abertos ao diálogo e ter dinamismo nas tarefas do dia a dia. Entretanto, porém, esse público não gosta de trabalhar com lideranças de perfil político, amigo (que compartilha assuntos pessoais) e cauteloso.

“De modo geral, esses jovens profissionais possuem um bom relacionamento com o gestor, no entanto, não o vê como exemplo e sente falta de dinamismo e comportamento motivacional. Esse conflito de gerações deve ser encarado com naturalidade no mercado de trabalho”, ressalta Haag.

O profissional de TI no Brasil possui idade média entre 25 e 35 anos, predominantemente do sexo masculino (87%), com educação superior básica (mais de 40% não cursou além da graduação), mas 63% possuem inglês avançado ou fluente, e mais da metade afirma ter alguma noção de espanhol. Desenvolvimento e aplicações, assim como infraestrutura e sistemas, são as áreas com maior expertise no mercado brasileiro.

 

Funções desenvolvidas na empresa
Desenvolvimento de software / aplicacional 60%
Infraestruturas / Sistemas 54%
Projetos de ERP 38%
Pesquisa e/ou investigação 23%
Projetos transversais 18%

 

Os setores mais empregam do mercado são consultoria de tecnologia e a indústria:

 

Consultoria 38%
Indústria 21%
Internet/Digital 19%
Banco/Seguros 17%
Distribuição 3%
Startup 2%
Moda/Marcas de luxo 1%

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile