Bolsa paulista lança serviços de dados para a geração de análises, estudos e estatísticas

0

A B3 anuncia ao setor financeiro um pacote de soluções de dados com análises de movimentações de mercado voltadas para a produção de estudos e relatórios. O objetivo é contribuir com seus clientes no momento da tomada de decisões comerciais.

Com os lançamentos, a instituição segue a tendência global entre as bolsas do mundo todo de investirem na diversificação de seus portfólios a partir da comercialização de seus dados proprietários. Os serviços estão disponíveis também em inglês de forma a atender os mercados e investidores internacionais.

Doze serviços estão no pacote os produtos: Datawise, Liquidez, PQO, Rankings de produtos, Rankings de investidores, Estoque, Fluxo, Market share, Trilha de auditoria para empréstimo de ativos, Negociação de volatilidade por tipo de investidor, Dados cadastrais e o Up2data.

O Datawise auxilia os usuários a traçarem estratégias corporativas com base em dados reais dos mercados atendidos pela B3, publicados em formato de painéis comparativos chamados dashboards, com gráficos e informações relevantes para o processo de tomada de decisões.

O serviço pode ser usado por gestoras, corretoras, bancos e também por investidores interessados em operar suas próprias carteiras. Alguns dashs já estão disponíveis (PQO e Liquidez) e outros serão lançados ao longo dos próximos meses.

O Liquidez reúne métricas para acompanhamento de liquidez e risco como, por exemplo, custo de liquidez e elasticidade-preço do volume (profundidade dinâmica do book), construídas com base em dados de alta frequência. Os dashboards possibilitam uma melhor avaliação, por profissionais de risco, do custo de encerramento de uma determinada carteira.

O PQO traça o posicionamento da instituição em relação aos principais indicadores considerados para a concessão dos selos do Programa de Qualificação Operacional. Há um dashboard para cada selo do PQO, permitindo que se visualize e filtre tais indicadores, acompanhando sua mudança em pontuação ao longo do tempo.

Já o Rankings de produtos mapeia a instituição do usuário organizados por negociação, liquidação e custódia, divididos em quatro dashboards: Bovespa, BM&F, Empréstimo de Ativos e Tesouro Direto. Há a possibilidade de filtrar os dados por tipo de investidor, período, ticker e modalidade de acesso, entre outros filtros disponíveis.

O Rankings de investidores traz dashboards que mostram o posicionamento relativo de um investidor no volume total de negócios realizados em um determinado ativo. Além de sua classificação, o investidor poderá visualizar a média, mediana, assimetria e curtose da amostra, entre outras estatísticas descritivas.

No Estoque está o saldo em custódia e a posição em aberto das instituições, divididas em quatro dashboards: Bovespa, BM&F, Empréstimo de Ativos e Tesouro Direto. Há a possibilidade de filtrar os dados por tipo de investidor, período e ticker, entre outros filtros disponíveis.

O Fluxo apresenta os negócios realizados em um determinado período, divididos em quatro dashboards: Bovespa, BM&F, Empréstimo de Ativos e Tesouro Direto. Há a possibilidade de filtrar os dados por tipo de investidor, período e ticker, entre outros filtros disponíveis.

No Market share estão os dados referentes ao market share da instituição do usuário, também divididos em quatro dashboards: Bovespa, BM&F, Empréstimo de Ativos e Tesouro Direto. Possibilidade de filtrar os dados por tipo de investidor, período e ticker, entre outros filtros disponíveis.

O Trilha de auditoria para empréstimo de ativos reúne os dados sobre os taxas e quantidades de empréstimos do mercado, que possibilitarão uma análise dos preços praticados pela instituição do usuário e pelo mercado como um todo.

O dashboard Negociação de volatilidade por tipo de investidor reúne informações de put/call ratio, moneyness, delta e strike médio ponderado pelo volume negociado por tipo de investidor. Os diferentes tipos de investidores são pessoas físicas, jurídicas não financeiras, instituições financeiras, fundos e investidores não residentes. Com estes dados é possível ter insights do sentimento de mercado de cada um dos diferentes tipos de investidores.

O Dados cadastrais contém informações como data de ativação da conta, rotatividade, permanência, giro, portfólio de produtos consumidos, entre outros dados relevantes. Informações como CEP, gênero, idade, escolaridade e outras similares também estão disponíveis.

Já disponível, o Up2data fornece dados de fechamento e de referência dos mercados, com informações prontas para serem utilizadas pelos clientes, mais cedo do que antes e de forma que facilite a automatização de seus processos.
Se um determinado mercado fecha às 15h do Brasil, por exemplo, as informações sobre ele ficam disponíveis logo depois desse horário, não é necessário aguardar o fechamento de todo o mercado.

O sistema disponibiliza dados de cadastro de instrumentos, posições em aberto, informações de negócios, preço de ajuste e de referência, e indicadores econômicos dos mercados de Commodities, Juros, Moedas, Renda Variável, entre outras informações.

Com ele, os clientes podem customizar as informações que recebem escolhendo os conteúdos, layouts e formatos com o objetivo de facilitar a integração com os sistemas que possuem. Trabalhos até então realizados manualmente podem ser automatizados, trazendo ganho operacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.